Vinhos de Passos ganham medalhas de prata e bronze no maior concurso do mundo

Produzidos pela ‘Quinta do Canário’, produtos passenses disputaram com mais de 14 mil rótulos

Vinhos de Passos ganham medalhas de prata e bronze no maior concurso do mundo
O “Sublime” da Quinta do Canário conseguiu a medalha de prata, com 91 pontos (Divulgação)

Os vinhos da Quinta do Canário, de Passos, o ‘Sublime’ - safra 2021 e ‘Soberbo’ - safra 2021, foram premiados nesta quarta-feira, 19, com as medalhas de prata (91 pontos) e bronze (89 pontos), respectivamente, no Decanter World Wine Awards 2024, realizado em Londres. Este é um dos mais importantes e influentes concurso de vinhos do mundo.

O empresário e recente vinicultor Giovani Maldi de Melo recebeu a premiação com muita satisfação e entusiasmo.

“Foram avaliados 14.454 vinhos do mundo todo, 137 vinhos brasileiros foram pontuados. Sabemos que 91 foi a maior pontuação geral e apenas 7 tiveram maiores pontuações, que são:93 Sabina Sirah, 93 Valduga, 130 Blanc de Noir Brut, 93 Valduga Riesling Renano, 93 Casa Geraldo Gran Reserva Viognier, 94 Casa Geraldo Gran Reserva Sirah, 94 Casa Geraldo Gran Reserva Cabernet Franc e 94 Barbara Eliodora Sirah. Recebemos com muita alegria e Passos merece, temos um terroir excepcional, com muito potencial”, disse.

O concurso aconteceu entre os dias 6 e 11 de maio, com  julgamento dos estágios bronze, prata e ouro. O resultado final foi anunciado nesta quarta-feira.

Outros vinhos mineiros, entre os quais dois da Serra da Canastra e da Serra da Mantiqueira, também foram premiados.

 

O CONCURSO

O Decanter World Wine Awards 2024 é um dos concursos de vinhos mais abrangentes e autoritativos do mundo. Neste ano, um total de 18.143 vinhos de 57 países foram avaliados por um painel de 243 especialistas, incluindo 20 Master Sommeliers e 61 Masters of Wine. Os resultados foram publicados recentemente e incluem medalhas nas categorias Best in Show, Platinum, Gold, Silver e Bronze. Aqui estão alguns destaques:

França foi o país mais premiado, com 12 Best in Show e 28 medalhas Platinum. As regiões de Borgonha e Champagne se destacaram, com nove medalhas cada uma nas categorias mais altas.

Dois vinhos argentinos também receberam o cobiçado prêmio Best in Show.

Além disso, a lista dos 20 melhores vinhos com ótimo custo-benefício foi expandida em relação ao ano anterior, apontando para uma seleção mais ampla dos melhores vinhos com preço inferior a £15 por garrafa