Vigilância Sanitária faz vistoria e autua empresa denunciada em redes sociais

Irregularidade só foi apurada devido briga entre patrão e o empregado revelada em postagem

Vigilância Sanitária faz vistoria e autua empresa denunciada em redes sociais
Fiscalização não achou os ratos, mas os vestígios de que eles passaram pelo estoque (Reprodução)

Após a veiculação de vídeos de uma briga entre patrão e empregado num estabelecimento comercial de Passos, sendo que em um deles o empregado mostra a permanência de ratos num depósito de grãos, sal e outros produtos, a Vigilância Sanitária de Passos fez uma vistoria no local e lavrou uma autuação.

De acordo com a Chefe de Divisão da Vigilância Sanitária de Passos, Marta Helena Beraldo de Andrade, o órgão é responsável pela liberação de alvarás com vistorias anuais nos quase 2 mil estabelecimentos do município. Atua por deliberação da anuidade de vistoria e também por meio de denúncias que podem ser feitas aos fiscais ou diretamente à Vigilância, como o que ocorreu nesta semana.

“Quando nossa equipe chegou ao local já não foi encontrado nenhum rato, mas haviam vestígios de ninho, como aparece no vídeo de denúncia. A Vigilância tomou as providências cabíveis, foi dado um prazo e até o final de semana outra vistoria será feita novamente para confirmar o atendimento das adequações e melhorias para o acondicionamento dos alimentos. A dedetização está em vigor, tendo sido feita em novembro de 2022 com documentação comprobatória”, informou Marta.

A Chefe da Vigilância explicou ainda que atualmente são 14 profissionais que trabalham na vistoria de cerca de 2 mil estabelecimentos dos setores de regulação (saúde) e alimentos. “A Vigilância Sanitária trabalha com medidas que estejam voltadas para a elaboração, aplicação, controle e fiscalização de normas e padrões de interesse da saúde individual e coletiva, relacionadas com o ambiente, produtos, serviços e trabalho. Ações capazes de prevenir, minimizar ou eliminar riscos e agravos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes da prestação de serviços de interesse da saúde”, salientou Marta.

Em todas as ações da equipe da Vigilância, normalmente vão dois profissionais, para melhor atendimento, colaboração e para que se tenha testemunhas dos fatos e realizações. Dentre os empreendimentos vistoriados estão todos os de saúde e de alimentos, tais como farmácias, salões de cabeleireiros, padarias, dentistas, escolas. “Em todos os locais onde a saúde da população possa estar em risco”, assegurou.

Em Passos a Vigilância Sanitária atende na Rua Lavras, 417 – Muarama, ou pelo telefone: (35) 3521-1405 das 7h as 17h30 e também pelos e-mails visa@passos.mg.gov.br ou visaprojeto@passos.mg.gov.br ou visarecfis@passos.mg.gov.br.