Vereadores pedem ação da Comissão para debater situação do lixo em Passos
Presidente da Comissão anunciou que vai convocar o vice e dois secretários

A precária situação do recolhimento do lixo doméstico de Passos, que se agrava desde o ano passado, poderá ser novamente debatida pelos vereadores de Passos. Na sessão ordinária da Câmara de Passos desta segunda-feira, 17, alguns vereadores cobraram a ação do presidente da Comissão de Administração Pública e Políticas Urbanas e Rurais, vereador João Serapião. E ele comunicou que vai convocar para uma reunião dos integrantes da Casa com o vice-prefeito Maurício Silva – e não o prefeito Diego Oliveira -, e com os secretários de Meio ambiente, Frederico Ozanan, e de Obras, Clélia Rosa. Maurício acumula a função de Secretário de Planejamento.
O primeiro a tratar do assunto no grande expediente foi o vereador Michael Silveira. Em seguida, o presidente da Casa, Plinio Andrade, também tratou do tema, afirmando que a situação na cidade é inadmissível e que a prefeitura deve uma resposta para os vereadores e a para a população, “temos a obrigação de exigir um posionamento da Prefeitura e gostaria de uma providência da Comissão que trata dessa questão”, argumentou.
Outro que defendeu a convocação de representantes do executivo para a questão do lixo foi Alex Bueno. Mais crítica e pela primeira vez na tribuna na atual legislatura, a vereadora Aline Macedo alertou para o problema do lixo e o risco de uma nova epidemia de dengue. “No combate à dengue, a Prefeitura tem que dar exemplo e não é existe o que está acontecendo hoje na cidade. A coleta de lixo está em uma situação que nos deixa perplexos, pois a Prefeitura tem um corpo jurídico para acionar a empresa, pois o serviço está sendo pago e não está sendo cumprido o contrato, que tem que ser suspenso”,
Ainda no grande expediente, ao confirmar que atenderia a solicitação de seus pares para debater a questão através da Comissão que preside, João Serapião considerou vergonhosa a coleta de lixo na cidade e a atuação da empresa EcoRio que, pelo contrato, terá que ficar na cidade até agosto.
POLUIÇÃO DA JBS
A vereadora Isabel Ribeiro também tratou da questão, considerando uma falta de responsabilidade e respeito com a população e com os funcionários.
Aproveitando o tema, ela defendeua necessidade da visita de uma comissão de vereadores ao frigorífico da JBS para tentar resolver o problema da poluição que está se agravando na cidade. “Não queremos que a empresa seja fechada, mas precisamos encontrar uma solução para o problema”, afirmou.
Outro que falou sobre o grave problema da coleta de lixo em Passos foi o vereador André Albino.
ASSOCIAÇÃO SANTO AGOSTINHO
Na reunião desta segunda-feira, a Câmara aprovou o projeto enviado pelo Executivo que vai permitir o repasse de R$ 260.000,00 para a Associação Espírita Santo Agostinho.
Os recursos, que serão transferidos em parcelas mensais, serão utilizados no projeto “Acolhe – Vida”, desenvolvido na Casa de Passagem Noturna, que atende a crianças, adultos e famílias, migrantes, itinerantes e em situação de rua, através de pernoite e alimentação.
A Câmara Municipal realizou uma reunião extraordinária no final da tarde, para agilizar a votação do projeto, que havia sido votado em primeiro turno na ordinária.
A 3ª reunião ordinária do ano teve a aprovação também de 39 requerimentos de vereadores.
No Grande Expediente, dez vereadores fizeram pronunciamentos: Michael Silveira, Alex Bueno, Plínio Andrade, Iran Parreira, Wender Garcia, André Albino, Aline Macedo, Gilmara Oliveira, João Serapião e Isabel Ribeiro