Uso de fogos de artifício com ruído é tema de passeata hoje no Glória

O estampido dos fogos incomoda autistas, crianças, idosos e animais domésticos

Uso de fogos de artifício com ruído é tema de passeata hoje no Glória
Em São João Batista do Glória já existe legislação a respeito desde setembro de 2023 (Reprodução)

 

 

O grupo Mães do Glória, por meio de sua fundadora e duas apoiadoras, promove na tarde deste sábado, dia 28, a passeata com o objetivo de conscientizar a população a não soltar fogos de artifício com estampido. Em São João Batista do Glória há uma lei municipal, de número 1.770, de 5 de setembro de 2023.

A fundadora da entidade, Carla Prado, comentou que o evento vai acontecer de forma totalmente pacífica e para chamar a atenção dos moradores de que soltar foguetes, rojões, bombas e até os chamados tracks, normalmente usado pelas crianças como divertimento. “Queremos convidar todas as pessoas para se juntarem a nós e ficar por dentro da lei que proíbe os fogos de artifício barulhentos. Essa é uma oportunidade importante para discutirmos como essa mudança pode beneficiar a nossa comunidade, nossos animais e pessoas sensíveis ao barulho”, salientou.

De acordo com a programação elaborada, a concentração vai começar por volta das 16h30 na Praça Belo Horizonte, a da igreja matriz. Qualquer pessoa poderá participar, inclusive os animais de estimação acompanhados de seus donos, portanto coleira, e os mais agressivos, focinheira. Um enorme faixa com os dizeres ‘Diga Não aos Fogos de Artifício com Estampido’ será levada à frente dos caminheiros pela Avenida Avelino Soares de Resende até a Praça do Cruzeiro, onde haverá a dispersão de todos.

“Nossa passeata será bem pacífica, sem som e outros tipos de ruídos. Quem puder, que vista roupas das cores branca e azul, que representam entre diversos significados, a paz, tranquilidade, calma, serenidade, harmonia e equilíbrio. Queremos que o povo saiba a importância de não soltar fogos de artifício com estampido, que perturbam qualquer ser humano, principalmente os autistas, idosos, acamados e os animais. Ninguém é contra comemorações, mas de forma silenciosa, como fogos luminosos que produzem efeitos visuais e sonoros, mas com um nível de ruído extremamente baixo”, explicou Renata Vital, idealizadora da passeata e uma das cofundadoras do grupo Mães do Glória.

“Gostaríamos de expressar nossa imensa gratidão ao Weider Rodrigues, Brenda Garcia e Henrique Rezende pelo apoio incrível na confecção do nosso banner para a passeata. Eles são fundamentais para que nossa mensagem seja transmitida de forma clara e impactante. A colaboração de cada um fez toda a diferença e nos ajudou a fortalecer nossa causa”, completou Carla, em nome também de Pâmela Mollo, outra integrante da comissão organizadora