Twenty One Pilots em novo álbum, 'Scaled and icy'  

A dupla passou a quarentena construindo, à distância, o sucessor do grandioso “Trench”

Twenty One Pilots em novo álbum, 'Scaled and icy'   
Tyler Joseph e Josh Dun, do Twenty One Pilots (Divulgação)

O duo americano Twenty One Pilots está lançando “Scaled and icy”, sexto álbum de estúdio. Vencedores do Grammy e apontados pela indústria musical como responsáveis por manter acesa parte da chama do rock entre os jovens da geração Instagram, o cantor e multi-instrumentista Tyler Joseph e o baterista Josh Dun passaram a quarentena construindo, à distância, o sucessor do grandioso “Trench” - o show de lançamento do último álbum do Twenty One Pilots, em 2018.

 

Se no álbum de 2018 o universo narrativo construído era tão importante quanto a música em si, agora o foco é outro. “É como se tivéssemos dado uma pausa nessa outra história — conta Tyler Joseph, cercado por instrumentos no estúdio onde gravou as 11 faixas de “Scaled and icy”. Mas sabemos que nem todos vão acreditar nisso, e vão ver como uma continuação. E admito que gosto de criar elementos para estimular isso. Mas nunca quis fazer um disco que exija que as pessoas conheçam a narrativa além das canções para apreciá-las, isso é o principal”,  conta Tyler Joseph

 

Tyler demonstra conhecer seu público mais fiel, que ajudou o Twenty One Pilots a alcançar, depois de uma guinada mais pop iniciada em “Blurryface” (2015), marcas notáveis. Além da dupla, apenas os Beatles e Elvis Presley conseguiram, entre os artistas de rock, ter duas músicas simultaneamente entre as cinco mais tocadas dos Estados Unidos. E eles dividem com o U2 o segundo lugar (atrás apenas dos Foo Fighters) entre os artistas que mais emplacaram músicas no topo das paradas americanas de rock alternativo (oito). Esse entendimento de que as pessoas acompanham e apoiam o que eles fazem ajudou a fazer de “Scaled and icy” o disco mais maduro, poética e musicalmente, do grupo, até aqui.

 

“Eu não quero cometer o mesmo erro de outras bandas que tentam sempre refazer suas carreiras para conquistar novos públicos. Claro que os mais jovens que nos conheceram agora são bem-vindos, mas não podemos abandonar quem está conosco há mais tempo. Eles estão vivendo o crescimento junto com a gente, e assim espero que sigam quando envelhecermos. Esse é o nosso foco”,  resume o músico de 32 anos.

 

Antecipado pelo singles “Shy away” e “Choker”, “Scaled and icy” apresenta um Twenty One Pilots que explora mais sintetizadores, tornando orgânicos até a maioria dos elementos eletrônicos do disco, resultado do tempo que a pandemia deu para moldar cada canção. É ainda bastante dançante, em faixas como “Bounce man”, “No chances” e “Good day”, apesar de denso em suas letras. A dupla se aprofunda em temáticas exploradas em outros álbuns, como vulnerabilidade, sensação de pertencimento, maneiras de lidar com a dor, aceitação e amor próprio.

 

Curta abaixo  vídeo oficial do Twenty One Pilots para "Shy Away" do álbum Scaled And Icy: