Três estrelas além do tempo
A história emocionante de três mulheres negras que trabalhavam na NASA durante a Guerra Fria
Com o final da Segunda Guerra Mundial em 1945, a Europa se encontrava em ruínas e duas grandes potências assumiram o protagonismo da política e economia mundial na época. Eram elas os Estados Unidos, representante do sistema capitalista, e a finada União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Por não terem tido embates diretos entre as duas potências – mas sim, uma briga por influência que utilizava de terceiros –, esse período da História ficou conhecido como Guerra Fria. Um dos eventos mais conhecidos dessa disputa foi a Corrida Espacial, onde cada um dos lados investiu pesado no desenvolvimento de tecnologias espaciais até a chegada do primeiro homem à Lua, em 1969.
Tal acontecimento foi tão marcante que influenciou desde a ciência até a cultura pop (antiga e atual), sendo assunto de diversas produções. Uma delas é o filme “Estrelas Além do Tempo”, lançado em 2016 e indicado ao Oscar em três categorias (Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado E Melhor Atriz Coadjuvante). Com Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe como protagonistas, o longa conta a história de três mulheres negras que, em meio a um Estados Unidos em profunda crise racial, trabalham como “computadores humanos” realizando contas de matemática para a NASA.
Apesar de serem obrigadas a trabalhar apenas naquela função (por serem mulheres) e em uma sala separada de suas companheiras brancas, as três possuem o desejo de ascender na hierarquia da NASA e farão de tudo para tal. Baseado em uma história real, “Estrelas Além do Tempo” acompanha o lançamento em órbita do astronauta John Glenn, mostrando como o trabalho das três foi fundamental para o sucesso da operação que as tornaria heroínas nacionais. O filme foi um sucesso – e líder de bilheteria no período de seu lançamento – e, atualmente, se encontra disponível para os assinantes do Disney Plus.
Veja o trailer: