Terceirizados virtuais

Bloco de Moda

Terceirizados virtuais
Vestido com bordados do Nordeste: modelo de Marta Medeiros / AL (Divulgação)

Uma das empresárias mais prestigiadas do país, Luiza Trajano, mostrou que continua dando duro à frente das suas empresas - mesmo já listando entre as mulheres mais ricas do Brasil. Nesta semana, surpreendeu a todos sua presença à frente da Caravana da Magalu, incentivando os pequenos comerciantes a se hospedarem no marketplace (shopping virtual) da sua empresa.

Mais que disposição física e dedicação, ela valoriza as suas parcerias no comércio virtual – e sabe  a importância disso. Atualmente os 180 mil lojistas abrigados no e-commerce do Magazine Luiza, representam mais de um terço das vendas feitas ali. O mesmo ritmo é assinalado nos endereços reconhecidos pelo mercado como os melhores e mais confiáveis – como o Mercado Livre e o Americanas. No Mercado Livre, praticamente 100% dos produtos vendidos são oferecidos por terceiros. No caso das Americanas, cerca de R$6,2 bilhões do total de R$11 bilhões vendidos no último trimestre vieram de terceirizados.

Quando isolados no nicho de moda, a maioria dos marketplaces do país tem percentuais de participação terceirizadas ainda tímidas. Resumo: embora o crescimento expressivo do comércio virtual, o segmento de moda ainda tem muito espaço para crescer e faturar no assunto.

 

VAIVÉM

*O qüiproquó na cena fashion internacional, atualmente, é a biografia da jornalista Anna Wintour, editora da revista Vogue, nos EUA. Também conhecida por ter inspirado o livro/filme ‘O Diabo Veste Prada’, teve alguns segredos revelados e  mitos desmascarados. Um deles é que jamais teria chorado em serviço: o livro diz que já chorou...por causa de um amor perdido. Como todo ser humano.

 

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*A chamada ‘moda circular’, aquela onde há o reaproveitamento do material usado e descartado  para se fazer novas peças, está cada vez mais chegando às grandes empresas. No Brasil, a Renner e a C&A estão liderando o assunto, com várias iniciativas para o reuso consciente. No mercado, esses produtos estão cada vez mais valorizados.

 

PONTO FINAL

O assunto fashion da semana foi o vestido de noiva da socióloga Janja no casamento com o ex-presidente Lula. Idealizado pela estilista Helô Rocha (que durante anos participou da São Paulo Fashion Week com sua finada marca Têca), foi bordado na região nordestina do Seridó – um toque bem brasileiro. Na realidade, de Alagoas ao Ceará a riqueza dos bordados  de vários tipos (renascença, crivo, bainha aberta, filé, etc. etc) feitos no Nordeste, merece maior atenção de nossa moda.