Tentativa de motim é registrada no presídio de Paraíso
Onze detentos aproveitaram da abertura de cela para tentar fugir
Detentos do presídio de São Sebastião do Paraíso realizaram uma tentativa de motim na tarde de terça-feira, 12, mas a ocorrência só foi divulgada nesta quinta-feira. A ação foi frustrada após intervenção de policiais penais, contudo, agentes e presidiários ficaram feridos e precisaram de atendimento médico.
De acordo com informações da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, os presos aproveitaram o momento de abertura de uma cela durante o retorno de um outro detento que havia passado por atendimento jurídico para tentarem fugir, sendo que alguns deles conseguiram sair do local.
Os policiais penais agiram rápido e conseguiram controlar a situação por meio de táticas de contenção enquanto os presos ainda estavam no corredor. Ao todo, 11 homens tentaram fugir do presídio. Durante o fato, dois agentes penais e alguns detentos ficaram feridos, sem gravidade. Todos os envolvidos foram encaminhados para atendimento médico na UPA.
Os policiais penais registraram o boletim de ocorrência e os detentos envolvidos serão submetidos à Comissão Disciplinar da unidade, que decidirá sobre possíveis sanções administrativas. Além disso, a direção da unidade prisional instaurou um procedimento administrativo para apurar o incidente.
Presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara Municipal, o vereador Pedro Delfante informa que foi procurado por advogados e familiares dos detentos e que, em contato com a unidade prisional, foi comunicado que a situação no local está sob controle e dentro da normalidade após o ocorrido na tarde de terça-feira.