Temperatura em Passos deve chegar a 37 graus nesta semana
Temperatura pode ficar 5° acima da média em Minas
A temperatura máxima em Passos no último domingo, 17, chegou a 34,5oC, mas não foi o recorde do mês: no dia 13 os termômetros marcaram 34,8 graus. Os números foram divulgados ontem pela Estação Meteorológica Automática INMET-A516, localizada na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) de Passos.
Por causa da onda de calor que assola o país, a previsão é de que a máxima poderá chegar a 37 graus ainda nesta semana em Passos. A média diária da temperatura no último final de semana foi de 26,38 oC.
A onda de calor que chega ao Brasil nesta semana deve provocar elevação da temperatura em todas as regiões de Minas Gerais, podendo superar os 39°C no Norte e Triângulo Mineiro. A previsão é do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), que indica possibilidade de os termômetros atingirem 5°C acima da média nas regiões do Triângulo e Norte de Minas, por até cinco dias consecutivos.
Além do impacto para a saúde humana, o fenômeno representa um aumento do risco de incêndios florestais no estado.
De acordo o Simge, entre os dias 18 e 22, há uma forte massa de ar seco e quente ganhando força sobre Minas Gerais, com máximas superando os 31°C em todas as regiões do estado.
As temperaturas podem chegar a 38°C, em períodos da tarde, em áreas do Noroeste, Central Mineira, Oeste, Sul e Alto Paranaíba. Pode variar de 31°C e 34°C, à tarde, em áreas da Zona da Mata, Metropolitana de Belo Horizonte, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri e Jequitinhonha.
Já no Norte de Minas e Triângulo, onde há um fluxo de vento que está advectando (transferência de calor ou matéria pelo fluxo de um fluido, especialmente na atmosfera ou no mar) ar quente para o Sul do país, deverá, a partir da quarta-feira, 20, elevar as temperaturas no setor oeste do Triângulo Mineiro, região que também faz divisa com os estados de Goiás, São Paulo e Mato Grosso do Sul. As máximas neste setor deverão ser em torno dos 39°C.
“A onda de calor é um período prolongado de tempo excessivamente quente e desconfortável, em que as temperaturas ficam acima de um valor normal esperado para aquela região em determinado período do ano. Geralmente, é adotado um período mínimo de três dias com temperaturas 5°C acima dos valores máximos médios”, explica a diretora de Operações e Eventos Críticos do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Wanderlene Nacif.