Soldado sai da PM e ingressa na Guarda Municipal de Passos

Ele solicitou a sua dispensa da corporação militar do estado de São Paulo para voltar à terra natal

Soldado sai da PM e ingressa na Guarda Municipal de Passos
O GCM Teixeira integra o primeiro grupo que já está atuando nas ruas de Passos (Divulgação)

O concurso da Guarda Civil Municipal de Passos, lançado em 2024, despertou interesse de candidatos de todo o país. No primeiro grupo que já está atuando nas vias públicas desde o início de janeiro, cerca de quatro solicitaram dispensa da Polícia Militar para se efetivarem no órgão estritamente administrado pela prefeitura.

Um dos aprovados é o passense Carlos Eduardo Teixeira, de 28 anos de idade, que decidiu voltar para sua terra natal. “Em 2019, ingressei na Polícia Militar de São Paulo e realizei o sonho de servir à sociedade como soldado, a patente mais baixa da hierarquia militar. Obtive uma boa nota no curso de formação e consegui trabalhar no 15° Batalhão I, bem próximo a Passos. Lá, fui muito feliz durante os últimos cinco anos. Contudo, quando surgiu o edital da GCM de Passos, fiquei curioso e decidi inteirar-me das atividades que seriam desenvolvidas”, revelou o GCM Teixeira.

O ex-militar contou que analisou como muito interessante o projeto previsto na Lei Complementar nº 083/2023, que rege o estatuto da corporação municipal. “Ela apresenta um ótimo plano de carreira, equipamentos e armamento de ponta, ou seja, todo o aparato de que um policial necessita para exercer suas atividades com dignidade e respeito já está previsto no estatuto”, afirmou Carlos Eduardo.

Diante da possibilidade de trabalhar em Passos, o GCM decidiu se inscrever para tentar a aprovação no teste inicial e posteriormente começou a estudar. Após obter êxito também nas demais etapas do concurso, solicitou dispensa da PM paulista.

“O importante também é que saí pela porta da frente para servir à população da minha terra natal. Sinto muita honra em dizer que sou  passense, ao lado de todos os meus companheiros de GCM, ser um agente de segurança”, disse emocionado.