Sistema de energia do fórum de Passos é incendiado e expediente continua suspenso

O incêndio foi registrado na sexta-feira e trabalhos de recuperação ainda não foram concluídos

Sistema de energia do fórum de Passos é incendiado e expediente continua suspenso
Prédio teve energia restabelecida na segunda, mas condição insegura adiou volta às atividades (Divulgação)

Depois do furto de cabos e canos de cobre do sistema de ar-condicionado, no final de maio, o prédio do fórum da Comarca de Passos voltou a ser alvo de ação de terceiros que atearam fogo na rede elétrica externa na sexta-feira, 31 de maio, o que provocou a queda de energia no prédio e a suspensão dos trabalhos forenses até esta quinta-feira.

A suspensão foi determinada por três portarias do diretor do fórum, o juiz Luiz Carlos Cardoso Negrão. Na primeira portaria ele relata que a interrupção no fornecimento de energia do prédio ocorreu no dia 31 de maio, em virtude de ação de terceiros que teriam ateado fogo na rede elétrica externa. Depois de reparos, o retorno do fornecimento da energia ocorreu no dia 01 de junho, no período da tarde.

Mas na segunda, dia 3, foi notada condição insegura que poderia comprometer a integridade física das pessoas e causar sérios danos materiais à propriedade ou às instalações da Cemig, sendo efetuado o corte da energia elétrica na noite do dia 03/06/2024 para reparos na rede interna do prédio do Fórum. Devido a falta de energia no imóvel, a portaria suspendeu o expediente forense na terça-feira, dia 4, para o atendimento ao público.

Mas duas novas portarias, divulgada nesta terça-feira e nesta quarta, o juiz Luiz Carlos Cardoso Negrão informou que não foi possível restabelecer a energia, com o que verificou-se a impossibilidade da realização normal dos trabalhos internos. Diante disso, o magistrado decidiu suspender o expediente de atendimento ao público do Fórum da Comarca, ficando suspensos os prazos processuais, com restabelecimento no primeiro dia útil. Determinou, ainda, o restabelecimento do sistema de trabalho presencial em cada secretaria para informações e andamento dos expedientes urgentes, sendo que os servidores da Comarca de Passos que não estiverem na jornada presencial, poderão cumprir a jornada de trabalho em home work, a ser decidido pelo superior imediato.