Sindicato dos Professores pede medidas contra aumento de casos de Covid nas escolas
Passos foi a cidade que teve o maior número de novos casos em um mês, com 865 registros
O crescimento exponencial do número de casos de Covid-19 nas escolas da rede estadual de ensino de Passos e região levou a Subsede Regional Passos do Sind-UTE a solicitar de instituições e órgãos medidas que evitem maior disseminação da doença. Conforme o diretor de comunicação da Subsede Regional, professor José dos Reis Santos, há relatos de vários profissionais, sobretudo professores, e também de estudantes que contraíram a doença nas últimas semanas, nas escolas da região.
“Basta verificar nos hospitais, nos postos de saúde e mesmo no serviço de perícia médica do Estado quanto ao crescimento do número de casos de Covid entre os profissionais da Educação. O mesmo tem ocorrido com os nossos alunos. Diariamente, um grande número de estudantes tem faltado às aulas. A justificativa é a mesma: estão doentes”, denunciou o diretor de comunicação. Segundo ele, a vacinação contribuiu para reduzir os casos e até mesmo a gravidade da doença, “mas, conforme publicações especializadas, as sequelas podem permanecer por longos períodos, com prejuízos para a saúde das pessoas contaminadas pela doença”.
Diante do quadro, que já vem alarmando profissionais e pais de alunos, a Subsede Regional do Sind-UTE enviou ofícios à Prefeitura e à Câmara Municipal de Passos, à Promotoria de Justiça e à 27ª Superintendência Regional de Ensino de Passos solicitando a adoção de medidas que contribuam para evitar a disseminação da doença nas escolas. No documento, a entidade sindical observa que o aumento do número de casos se deu, sobretudo, após o relaxamento de medidas preventivas, como a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados.