Shein no interior

Bloco de Moda

Shein no interior
Obra de Joana Vasconcelos para Dior (Reprodução)

O crescimento dos marketplaces (vendas de terceiros) vendendo moda pela internet foi positivo para ampliar mercados. Mas também fortaleceu a presença de marcas poderosas nos pontos mais longínquos do mundo – afetando o comércio físico dos pequenos pólos de moda do interior. A maioria esmagadora dos produtores locais não pode competir com eles em termos de preço e agilidade na entrega.

 

Agora, esse fenômeno entra em uma nova fase – agora incluindo os pequenos produtores para vender ao consumidor final em suas plataformas. Um exemplo disso é a Shein, que mudou sua estratégia no Brasil e está buscando marcas dos pólos produtivos para entrarem no seu mix de ofertas.

 

Em entrevista recente, o diretor da empresa por aqui, Raul Jacob, disse que está ‘batendo perna’ pelo pais em busca desses parceiros brasileiros – que já somam 10 mil marcas. Ele já esteve nos pólos do Brás e Bom Retiro (em Sampa), em Blumenau  (SC), Toritama (PE), Nova Friburgo (RJ) e Franca (SP) em busca de outros. A importância disso é imensa para ambos os lados. Basta dizer que os produtos desses parceiros já representam 50% das vendas no Brasil da poderosa plataforma chinesa – que tem sede oficial em Cingapura.

 

Como se vê, o mundo muda e moda roda.

 

 

VAIVÉM

 

·       Para quem está com viagem marcada para o sul do país, vale colocar na agenda a exposição que está no  Museu do Olho, de Niemeyer - MON (em Curitiba). São trabalhos da designer portuguesa Joana Vasconcelos, mostrando parte de suas criações com tecidos, aviamentos e outros elementos. Um deles, as imensas esculturas (belíssimas) que fez para o desfile da Dior, em Paris, no início do ano. Fica até maio

 

***

 

 

 

·        A Associação Brasileira da Industria Textil (ABIT) brilhou na campanha pela manutenção da desoneração da folha de pagamento do setor – sob risco de desaparecer diante de veto presidencial. Sempre atuante, o presidente da entidade, Fernando Pimentel, ocupou espaços na tv, jornais e internet para defender a desoneração – que permite manter empregos, crescer a industria de confecções e tecidos. Merece aplausos!

 

PONTO FINAL

A discussão sobre as mulheres deixarem os cabelos brancos vem ocupando os debates sobre beleza na terceira idade. Na nossa cultura, a maioria prefere recorrer às tinturas para esconder os fios brancos. Mas o assunto é democrático – e cada uma faz o que achar melhor. Sem imposições ou modismos. Na semana passada, a empresária Gloria Kalil (autora da série de livros ’Chic’) fez a festa das mulheres não adeptas dos cabelos brancos, dizendo que a turma  que defende a cabeleira nevada não a representa. E jogou longe uma peruca de fios brancos.  Um  sucesso nas redes  sociais .