Servidor municipal de Passos vai ter reajuste salarial de 4,62%

Vereadores também aprovaram ontem a denominação do Palácio da Cultura: Antonio Grilo

Servidor municipal de Passos vai ter reajuste salarial de 4,62%
Aumento foi aprovado na sessão desta segunda-feira pela Câmara de Passos (Arquivo)

Ao contrário do que aconteceu em março do ano passado, quando os servidores municipais tiveram um reajuste salarial de 22%, o aumento dos salários neste ano vai apenas repor o índice inflacionário do período: 4,62% - abaixo do reajuste do salário mínimo, que foi de 6,97%. O projeto do Executivo foi aprovado pela Câmara Municipal de Passos, na 8ª reunião ordinária, realizada na tarde dessa segunda-feira, 25 de março,  que também apreciou outros projetos importantes. O Legislativo realizou uma extraordinária no final da tarde, logo após o término da ordinária.

Os servidores municipais, tanto da Prefeitura, quanto da autarquia SAAE e da Câmara Municipal, vão ter os vencimentos reajustados em 4,62%, índice correspondente à recomposição da inflação. Em outro projeto, parecer em conjunto das comissões técnicas da Câmara, em consonância com ofício recebido do Gabinete, o índice para agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde, através de emenda, foi fixado em 6,97%.

Os vereadores também aprovou projeto de lei que prevê ajuda financeira do município para a Associação dos Pais e Amigos dos Autistas (APAP). A tramitação do projeto foi relâmpago, pois foi apresentado na semana passada. A APAP vai receber R$ 1 milhão e 30 mil da Prefeitura para implantação e manutenção do Centro de Referência em Autismo para atendimento dos usuários da rede pública municipal, devendo os recursos serem liberados em até 10 parcelas.

 

PALÁCIO ANTONIO GRILO

Também na reunião dessa segunda-feira, a Câmara aprovou projeto de lei idealizado pelo vereador Maurício Silva, que dá nome de “Antonio Thedoro Grilo” ao Palácio da Cultura. Diversos familiares de Antonio Grilo, falecido em 2022, acompanharam a votação.    

De autoria conjunta dos vereadores Alex Bueno e Plínio Andrade, o plenário aprovou projeto que “Inclui no calendário oficial do município o evento de corrida denominado Circuito Pintado 6k”.

De autoria do vereador Alex Bueno, foi aprovado em turno único projeto de resolução que Institui o Troféu Servidor Público do Ano.

O plenário ainda votou veto parcial do Executivo a projeto que trata da criação de funções gratificadas no Serviço Autônomo de Água e Esgoto. O veto foi mantido por 9 votos a 2.

A tribuna popular foi utilizada por Reinaldo dos Reis Morais, que trouxe para o Legislativo queixa dos proprietários de áreas de lazer construídas para locação, que não estariam conseguindo autorização da Prefeitura para funcionamento

 

AVENIDA CANADÁ

Como estava previsto, representantes dos moradores do Jardim Canadá participaram da reunião desta segunda-feira para reivindicar dos vereadores a aprovação do projeto de lei que a volta da denominação da Avenida Canadá – que em dezembro foi substituída por professora Marta Soares (mãe do senador Rodrigo Pacheco), através de proposta do vereador João Serapião.

A presidente da Casa, Aline Macedo, que inicialmente prometera votar a matéria ainda em fevereiro, assegurou ontem que a matéria tem parecer favorável de 3 comissões e será colocada em votação na próxima segunda-feira.