Senador Cleitinho lidera disputa pelo governo de Minas

Levantamento também apurou a avaliação que o eleitor faz do governador Romeu Zema

Senador Cleitinho lidera disputa pelo governo de Minas
Parlamentar aparece à frente de nomes como Alexandre Kalil, Rodrigo Pacheco e Mateus Simões (Roque de Sá/Agência Senado)

Uma pesquisa para avaliar o cenário eleitoral em 2026 e a disputa para suceder Romeu Zema (Novo) no governo de Minas Gerais apontou o senador Cleitinho (Republicanos-MG) como o favorito. O político, que está em seu primeiro mandato no cargo, aparece à frente de nomes como o do ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, e outros. A pesquisa foi realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quinta-feira pela Rádio Itatiaia.

O levantamento perguntou aos eleitores mineiros: “Se as eleições para governador fossem hoje e os candidatos fossem esses, em quem você votaria?”. Cleitinho aparece isolado em primeiro lugar, com 33% das intenções de voto. Em seguida está Kalil, que concorreu contra o atual governador Zema nas últimas eleições, e tem 16% das intenções de voto.

O senador Rodrigo Pacheco (PSD) aparece em terceiro lugar, com 8%, seguido pelo atual vice-governador, professor Mateus Simões (Novo), que tem 4%.

A pesquisa também revelou que 21% dos entrevistados pretendem votar em branco ou nulo, enquanto 18% ainda estão indecisos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 23 de fevereiro, com 1.482 entrevistas feitas com eleitores a partir de 16 anos. A margem de erro é de três pontos percentuais.

 

Veja os números

  • Cleitinho (Republicanos-MG) - 33%
  • Alexandre Kalil - 16%
  • Rodrigo Pacheco (PSD-MG) 8%
  • Mateus Simões (Novo) - 4%
  • Indecisos - 18%
  • Branco/Nulo - 21%

 

AVALIAÇÃO DE ZEMA

  

Zema é aprovado por 62%; desaprovação é de 30% (Elizabete Guimarães/ALMG)

A aprovação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que está em seu segundo mandato, é de 62% conforme aponta pesquisa do instituto Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (27).

Ainda segundo a pesquisa, o dado apresenta uma pequena variação em relação ao levantamento divulgado em dezembro do ano passado, quando a aprovação era de 64%. Por outro lado, a desaprovação ao governador Zema é de 30%, com uma variação de 1% em relação à última pesquisa, dentro da margem de erro

Veja os números:

Os entrevistados que não sabem ou não responderam são 8%. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

  • Aprova: 62%
  • Desaprova: 30%
  • Não sabe/não respondeu: 8%

Os entrevistados também avaliaram a gestão de Romeu Zema frente ao governo do Estado. Entre os entrevistados, 41% avaliam o governo positivamente, enquanto 37% consideram regular e 14% têm avaliação negativa. 8% não sabem ou não responderam. A margem de erro também é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Veja os números:

  • Positivo: 41%
  • Regular: 37%
  • Negativo: 14%
  • Não sabe/não respondeu: 8%

A pesquisa também perguntou aos eleitores se eles consideravam o estado em situação melhor ou pior em relação aos outros. Entre os mineiros, 56% consideram que o estado está melhor do que outros do país, enquanto 30% enxergam piora. Além disso, a percepção de que Minas Gerais está parada cresceu para 46%, um aumento em relação aos 42% registrados em dezembro. Já os que acreditam que o estado está melhorando caíram de 41% para 40%.