Seminário da Alago e Sebrae discute governança para promover turísmo
Autoridades e empresários querem estabelecer e manter uma governança eficaz no setor turístico no Lago de Furnas
A Alago (Associação dos Municípios do Lago de Furnas) em parceria com o Sebrae promoveu um importante seminário com o propósito de buscar uma nova governança para o turismo na região do entorno do Lago de Furnas. O evento, realizado dia 17 de outubro, na Biblioteca da Unifenas, em Alfenas; reuniu autoridades, especialistas e representantes do setor, visando discutir estratégias para o desenvolvimento sustentável e a promoção do turismo nessa área de grande potencial.
Na abertura do evento, a presidente da Alago e prefeita de Nepomuceno, Iza Menezes, enfatizou a proposta da Alago de estabelecer uma nova governança no turismo do Lago de Furnas. Ela destacou a importância de criar uma rede com projetos sólidos que capacitem todos os envolvidos na cadeia do turismo, valorizando tanto os empreendedores quanto os turistas, com o objetivo de fortalecer o destino turístico de maneira coletiva. Iza Menezes ressaltou a necessidade de estabelecer um novo processo de planejamento e governança em que todos possam participar ativamente e trabalhar em prol de objetivos comuns.
O "Seminário do Turismo – Desenvolvimento do Entorno do Lago de Furnas", visa explorar o potencial do Lago de Furnas e fortalecer o turismo na região conhecida como o "Mar de Minas". A iniciativa é parte de uma parceria que já está trazendo benefícios diretos para os 52 municípios que fazem parte da Bacia Hidrográfica ao redor do Lago de Furnas. Os organizadores destacam a importância do desenvolvimento do turismo não apenas para o setor, mas também para a economia local e o bem-estar da população.
O seminário contou com o apoio de instituições de destaque, como a Caixa Econômica Federal, Marinha do Brasil, Universidade Professor Edson Antônio Vellano (Unifenas), Abrasel e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater). Juntas, essas entidades estão empenhadas em fortalecer e promover o turismo na região, que possui um grande potencial.
LINHAS DE CRÉDITO E GASTRONOMIA
No decorrer do evento, o executivo de varejo da Caixa Econômica Federal, Paulo Roberto de Pádua, destacou em sua palestra as linhas de crédito disponíveis para impulsionar o turismo na região, tanto para capital de giro como para investimentos, enfatizando o apoio da Caixa ao desenvolvimento.
Em seguida, houve um painel sobre a gastronomia mineira, mediado pelo professor Rogério Prado da Unifenas, com a participação de André Yuki da Abrasel no Sul de Minas e Felipe Maia de Assis do Senac MG. Os participantes ressaltaram a importância da gastronomia e hospitalidade para o turismo na região, além de destacar a necessidade de formação profissional e qualidade no atendimento aos turistas.
“Queremos promover o setor de alimentação no entorno do Lago de Furnas, apoiando o processo de fomento de turismo na região. O potencial é enorme, qualquer destino turismo tem que ter a gastronomia e hospitalidade, fica muito difícil explorar o setor de turismo sem alimentação e hotelaria”, pontuou o dirigente da Abrasel.
“É preciso entender o que o cliente, os turistas querem, é preciso ofertar bons produtos, mas com atendimento de qualidade para que o cliente volte e recomende o local. O Senac tem uma cartela imensa de cursos e estamos prontos para somar forças. Temos a faca e o queijo à mão, precisamos aprender melhor como cortar este queijo”, frisou o representante do Senac. Ele ainda destacou ainda a importância de uma visão empreendedora no fortalecimento do meio digital, como forma de buscar engajamento dos atrativos nas mídias sociais.
CONTRIBUIÇÃO DA MARINHA
No evento da Alago, o Delegado Fluvial de Furnas, Pablo Salgado de Jesus, destacou a contribuição da Marinha para o turismo sustentável no Lago de Furnas, enfatizando a segurança na navegação. O militar apresentou o Navseg, aplicativo destinado à segurança aquaviária. Fausto Costa, diretor executivo da Alago, ressaltou a importância do turismo como gerador de renda e empregos na região, e a necessidade de planejamento e governança. Rogério da Silva Araújo, gerente regional da Emater, mencionou a associação da Emater com o potencial turístico e a produção agropecuária na região.
Empreendedor em inovação e ESG, Fábio Procópio, falou sobre a importância do ESG, da sustentabilidade, da governança de uma forma geral do turismo, e também das oportunidades que a tecnologia e inovação podem trazer para fomentar o setor e atrair mais turismos e promover o desenvolvimento. Um projeto conduzido, como a Alago está propondo é muito importante para que se estabeleça essa nova frente de ação.
Ao final dos debates, os presentes entenderam que é preciso estabelecer e manter uma governança eficaz no setor turístico para garantir um desenvolvimento sustentável e bem-estruturado no Lago de Furnas. O movimento foi iniciado e novas etapas que possam ampliar o debate e o diálogo serão propostas para efetivar o processo, com metas e objetivos, comitê de governança, políticas e diretrizes, parcerias estratégicas, capacitação, marketing e promoção, entre outros pontos para garantir um desenvolvimento turístico equilibrado e benéfico para a região e suas comunidades.
No encerramento do seminário, um coquetel de produção associada ao turismo contou com produtores regionais de café, como o Café dos Tachos de Varginha, a quitandeira Rosângela de Poço Fundo e o apicultor Coffee Bee da Serrania, que participaram como fornecedores e representando municípios. Os quitutes servidos integram a gastronomia do Lago de Furnas, reforçando a mensagem de valorização dos empreendedores locais.