Secretários detalham concurso para a Educação em Passos
Pelo cronograma anunciado, processo deve ser concluído neste semestre
A Prefeitura confirmou na terça-feira, 28, em reunião da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, da Câmara Municipal de Passos, que vai realizar concurso público na área de Educação em 2023. O município tem hoje cerca de 300 professores contratados nas escolas da rede e pretende regularizar o quadro com o concurso.
Estiveram no plenarinho da Câmara Municipal a secretária de Educação, Rosa Beraldo, e o secretário de Administração, Duarte Antonio Comotti Carvalho, que explicaram aos vereadores que a Prefeitura já tem um cronograma para o concurso com previsão de que todo o processo deve se estender no primeiro semestre, para os aprovados serem convocados nesse ano.
A reunião foi dirigida pelo presidente da Comissão de Educação, vereador Maurício Silva, contando com a participação da presidente da Câmara, Aline Macedo, e dos vereadores Michael Silveira, Plínio Andrade e Gilmara Oliveira. Estiveram presentes representantes do Sindicato dos Servidores (Sempre) e do Conselho Municipal de Educação.
Segundo o secretário Durte Comotti, a Prefeitura deve realizar até o fim de março processo de contratação da empresa que fará o concurso. Além de professores, haverá vagas para auxiliares de secretaria, nutricionistas, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, auxiliares de cuidados especiais, professores de apoio e de libras. Os cargos que exigem criação terão projetos enviados para serem analisados na Câmara Municipal.
A secretária Rosa Beraldo explicou que o concurso além de acabar com a precarização, será importante para dar segurança aos profissionais da rede. Segundo o vereador Maurício Silva, a Comissão idealizou a reunião a partir de portaria do prefeito Diego Oliveira criando a comissão que vai coordenar o processo. “A gente convidou pedindo total transparência no processo, que gera muito interesse da população e quanto mais transparente melhor”, afirmou.
Na avaliação de Maurício, o encontro foi produtivo porque a administração esclareceu todas as dúvidas. “O processo está muito tranquilo. O que a gente pede para os interessados no concurso é que estudem, porque provavelmente a concorrência será muito forte, abrangerá interessados da região que virão disputar, porque hoje os salários pagos na Educação em Passos é um dos maiores da região”.