Secretário de Turismo de Minas participa de um dia de planejamento estratégico no Mar de Minas e Canastra
Governo do Estado, prefeitos e empresários unidos pelo Turismo em 2025 na região
O secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, em visita à região nesta sexta-feira, participou de um encontro em Capitólio considerado por ele como ‘transformador’ com prefeitos e empresários da região, discutindo as tendências e estratégias para impulsionar o turismo em 2025. “Foi um dia de troca de ideias, planejamento coletivo e compromisso com o futuro sustentável e próspero do turismo em Minas Gerais”, afirmou o secretário em suas redes sociais.
Entre os destaques do Encontro, o secretário cita o “Turismo de Experiência”, em que prefeitos e empresários discutiram como criar roteiros únicos que valorizem o contato com a natureza, como esportes náuticos, trilhas, balonismo, e momentos de contemplação nas paisagens culturais do Mar de Minas e Serra da Canastra.
Outro destaque foi a gastronomia como atrativo: “A cozinha mineira, com destaque para o queijo minas artesanal, pescados, carne de porco e vinhos, foi apontada como uma força motriz para atrair turistas de todo o Brasil e do mundo”, explicou.
Também foram discutidas propostas de parcerias público-privadas. Empresários e prefeitos alinharam ações para fomentar investimentos em infraestrutura turística, hospedagem, mobilidade e iniciativas sustentáveis, promovendo o desenvolvimento da economia local.
Também tratou-se da promoção internacional, com estratégias de marketing para posicionar o Mar de Minas e a Canastra como destinos turísticos únicos, destacando suas riquezas naturais, culturais e gastronômicas.
“Com uma visão compartilhada entre o setor público e privado, o dia resultou em ideias práticas e inovadoras para elevar o turismo na região, promovendo a economia criativa, o emprego e o desenvolvimento sustentável” resumiu o Secretário, concluindo que “o Mar de Minas e a Canastra são destinos de encantos singulares, e este encontro fortalece nossa missão de transformá-los em referências nacionais e internacionais no turismo. A união de prefeitos, empresários e a hospitalidade mineira é a base para um futuro promissor”, afirmou.