Saudação: passenses de dividem ao ato de cumprimentar o próximo

Quinta-feira é o Dia Mundial da Saudação

Saudação: passenses de dividem ao ato de cumprimentar o próximo
O ato de cumprimentar outra pessoa tem um forte significado e é capaz de apaziguar conflitos (Ilustração)

 

O Dia Mundial da Saudação é comemorado neste dia 21 de Novembro, quinta-feira, em aproximadamente 180 países, incluindo o Brasil. Os comentários das pessoas que visitam Passos é de que o povo aqui é bem acolhedor, e isso demonstra na teoria, que ao menos sobre o cumprimento a alguém é constante. Será mesmo?

O aposentado Eduardo Pádua Serafim, de 74 anos, disse que aprendeu desde criança com os pais o hábito de cumprimentar alguém. Todos os dias desejo bom dia para as minhas filhas e pergunto se está tudo bem com elas e familiares. Costumo cumprimentar desejando bom dia quando estou indo na padaria, mesmo sem conhecer quem cruza comigo. Se tiver por perto, e eu conheço, dou o aperto de mão. Se tiver longe aceno, ao menos ergo uma das mãos para acenar”, afirmou.

É bastante comum as pessoas se cumprimentarem de forma rápida, sem ao menos um sorriso ou parar para promover o ato. Muitos apertam a ponta dos dedos e nem olham para o rosto de quem recebe a saudação. O que se observa, de maneira até exagerada no cumprimento, é quando há o encontro em determinadas cerimônias social, política, religiosa, quando partem até para o abraço demorado.

Maria das Graças Silva contou que adora desejar bom dia a todos os amigos no WhatsApp. Na rua ela também não deixa por menos e cumprimenta a todos que tem oportunidade. “Se eu vejo o senhorzinho sentado e pensativo, o cumprimento com um oi, bom dia ou boa tarde bem alegre e radiante. Tenho costume de pegar na mão, porém dos que eu conheço ou parentes. Não gosto de beijinhos e abraços. São olhos nos olhos e pronto”, ponderou.

Nesta semana, no Rio, o presidente Lula recebeu o presidente da Argentina, Javier Milei, com um cumprimento formal e frio. O representante do país vizinho chegou ao Brasil para participar da cúpula do G20 como um nome de oposição aos acordos que estão sendo elaborados sob a liderança brasileira com os demais membros do bloco. Em outro momento, Milei segurou uma pasta com as duas mãos, talvez para estender uma delas para Lula e a primeira-dama Janja.

O Dia da Saudação tem como objetivo celebrar a importância de preservar a paz. O ato de saudar, ou cumprimentar outra pessoa, tem um forte significado e é capaz de apaziguar conflitos e criar ambientes saudáveis.

A lembrança do (World Hello Day, em inglês) foi criado em 1973, por Brian McCormack e Michael McCormack, como uma resposta ao conflito entre o Egito e Israel. Neste dia, todas as pessoas que gostariam de participar são encorajadas a saudar pelo menos 10 pessoas. Além disso, muitas pessoas aproveitam este dia para enviar mensagens para líderes mundiais, encorajando-os a utilizar medidas pacíficas para a solução de conflitos.