Santa Casa realiza 15ª captação de múltiplos órgãos em 2024

Ao todo, 67 pacientes que estavam na lista de espera foram beneficiados

Santa Casa realiza 15ª captação de múltiplos órgãos em 2024
10 profissionais formam a equipe: 4 assistentes sociais, 1 médico, 2 psicólogos, 1 fisioterapeuta e 2 enfermeiros (Divulgação)

Na última sexta-feira, dia 28, a Santa Casa de Misericórdia de Passos realizou a 15ª captação de múltiplos órgãos em 2024. A instituição se destacou como um dos principais hospitais de Minas Gerais, reconhecido pela excelência no acolhimento e na captação de múltiplos órgãos no Sul do estado.

A equipe responsável pelo processo de entrevistas e manutenção de doadores, atualmente, é composta por 10 profissionais: 4 assistentes sociais, 1 médico, 2 psicólogos, 1 fisioterapeuta e 2 enfermeiros, que trabalham para reduzir a lista de espera por transplantes, uma das principais responsabilidades da CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes).

Após consentimento dos familiares, autorizando as doações, a equipe da Santa Casa conseguiu beneficiar 67 pacientes que estavam na lista de espera de transplante de orgãos. Ao todo, 6 pacientes receberam um novo coração, 28 pacientes receberam novos rins , 24 pacientes receberam novas córneas e 9 pacientes receberam um novo fígado.

A Santa Casa, por meio de ações como essa, reafirmou o seu compromisso de salvar vidas ou melhorar significativamente a qualidade de vida dos receptores que aguardam por um órgão.

A CIHDOTT expressou profunda gratidão às famílias que, mesmo em meio à dor, decidiram ajudar ao próximo, entendendo que essa doação permite que novas vidas sejam ressignificadas.