Santa Casa realiza 15ª captação de múltiplos órgãos em 2024
Ao todo, 67 pacientes que estavam na lista de espera foram beneficiados
Na última sexta-feira, dia 28, a Santa Casa de Misericórdia de Passos realizou a 15ª captação de múltiplos órgãos em 2024. A instituição se destacou como um dos principais hospitais de Minas Gerais, reconhecido pela excelência no acolhimento e na captação de múltiplos órgãos no Sul do estado.
A equipe responsável pelo processo de entrevistas e manutenção de doadores, atualmente, é composta por 10 profissionais: 4 assistentes sociais, 1 médico, 2 psicólogos, 1 fisioterapeuta e 2 enfermeiros, que trabalham para reduzir a lista de espera por transplantes, uma das principais responsabilidades da CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes).
Após consentimento dos familiares, autorizando as doações, a equipe da Santa Casa conseguiu beneficiar 67 pacientes que estavam na lista de espera de transplante de orgãos. Ao todo, 6 pacientes receberam um novo coração, 28 pacientes receberam novos rins , 24 pacientes receberam novas córneas e 9 pacientes receberam um novo fígado.
A Santa Casa, por meio de ações como essa, reafirmou o seu compromisso de salvar vidas ou melhorar significativamente a qualidade de vida dos receptores que aguardam por um órgão.
A CIHDOTT expressou profunda gratidão às famílias que, mesmo em meio à dor, decidiram ajudar ao próximo, entendendo que essa doação permite que novas vidas sejam ressignificadas.