Santa Casa de Passos recebeu o PET Scan para o Hospital do Câncer
A Santa Casa vai iniciar agora a construção do espaço adequado do novo Ambulatório de Oncologia do HRC
O Hospital Regional do Câncer e a Santa Casa de Misericórdia de Passos receberam nesta sexta, 28, um aparelho PET Scan, fabricado na Alemanha, que depois de montado irá auxiliar no diagnóstico e tratamento precoce do câncer.
O equipamento foi comprado com o recurso do Governo do Estado de Minas, no valor de R$5 milhões, através de emenda parlamentar do deputado estadual Cassio Soares ainda em 2021. A aquisição ocorreu no dia 17/05/2022. Essa foi a maior emenda parlamentar já recebida pelo Hospital Regional do Câncer de Passos.
“É um marco histórico para a nossa região um aparelho que faz um diagnóstico preciso das células cancerígenas antes mesmo de se tornarem tumor. Foi comprado com recurso de minhas emendas parlamentares, mas é fruto de uma união de esforços. Esse aparelho irá salvar muitas vidas” afirmou o deputado.
Durante os mandatos de Cassio Soares, o Hospital Regional do Câncer e Santa Casa de Passos receberam mais de R$19,5 milhões em recursos para equipamentos, melhorias diversas e custeio das atividades.
Este será o quarto aparelho disponível em Minas Gerais e fará o atendimento pelo SUS. O aparelho será instalado na Cidade da Saúde e do Saber para atendimento aos pacientes do Hospital Regional do Câncer. A previsão é de que a construção do ambulatório oncológico, onde o equipamento vai funcionar, seja concluída até o final do ano. Até lá ele ficará armazenado na Cidade da Saúde e do Saber
Segundo a Santa Casa, com o aparelho a instituição poderá realizar procedimentos não invasivos para os pacientes, capaz diagnosticar o câncer de maneira precoce e, assim, observar o desenvolvimento de tumores. A aquisição do aparelho é um avanço para a saúde da região, garantindo a melhoria contínua da assistência médica hospitalar e permitindo um tratamento mais eficaz e acessível para a população de Passos.
Para o Provedor da Santa Casa de Passos, o médico Vivaldo Soares Neto, “a aquisição trará muitos benefícios ao hospital. Além de detectar problemas neurológicos como a epilepsia e a demência, o PET - Scan, é capaz de verificar problemas cardíacos, monitorar a evolução do câncer, monitorar respostas à terapia e, também, localizar processos metastáticos. Por isso, tal aquisição será muito bem utilizada em nosso hospital”, afirmou.
A novidade é um exame de imagem bastante utilizado com o objetivo de diagnosticar o câncer de maneira precoce e, assim, observar o desenvolvimento de tumores. O PET- Scan é capaz de localizar os problemas a nível celular.
Dirigentes da Santa Casa e o parlamentar receberam o equipamento na Cidade da Saúde e do Saber (Divulgação)