Sabará realiza até domingo o 37º Festival de Jabuticaba

Festival começa nesta sexta, 17, e espera atrair 100 mil pessoas

Sabará realiza até domingo o 37º Festival de Jabuticaba
Evento reúne produtores, chefs, entusiastas de alimentos e bebidas, que irão curtir muita música, arte, cultura e gastronomia (Divulgação)

Um dos mais importantes e tradicionais eventos do interior de Minas acontece em Sabará (a 369 kms de Passos) neste final de semana. Trata-se do Festival da Jabuticaba, que vai movimentar a economia da região e contribuir para a maior divulgação dos produtos à base da fruta. O festival, que já está na 37ª edição, acontece de 17 a 19 de novembro e deve receber mais de 100 mil visitantes

O Festival, patrimônio imaterial e maior evento cultural e gastronômico da cidade, é produzido pela Prefeitura Municipal de Sabará e a Associação das Produtoras de Derivados de Jabuticaba de Sabará (Asprodejas). Na sexta-feira, o Festival acontece de 18h às 23h; no sábado, de 10h às 23h; e no domingo, de 9h às 20h.

Serão três dias de festa que prometem reunir produtores locais, chefs, entusiastas de alimentos e bebidas, sabarenses e visitantes de diversas idades, que irão curtir muita música, arte, cultura e gastronomia; e compartilhar momentos de bastante diversão, experiências, sabores e conhecimento nas praças Melo Viana, Santa Rita, Antônio de Albuquerque e Bueno Brandão, no Centro Histórico. A programação completa está em jabuticaba.sabara.mg.gov.br.

A expectativa, com base no ano passado, é de que 100 mil pessoas visitem a tricentenária cidade durante o festival. O público contará com novidades, como ampliação do espaço e mais produtores com estandes com harmonizações gastronômicas.

O 37º Festival da Jabuticaba de Sabará é uma realização do Ministério da Cultura, do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura; patrocínio da Gasmig e do Governo de Minas; produção da Prefeitura Municipal de Sabará e da Associação das Produtoras de Derivados de Jabuticaba de Sabará – Asprodejas; apoio do Sicredi, Speed Fibra, Supermercados BH, Viasolo, AVG, Fertran e Asja.

Clique aqui para conferir a Programação Cultural.

 

FEIRA DOS PRODUTORES

Você já provou rapadura de banana com jabuticaba? E geleia de jabuticaba com café? Pois estes e outros sabores à base da fruta típica da época estarão na “Feira dos Produtores”. No local, os participantes do festival poderão comprar a muda de jabuticabeira, a fruta in natura e seus produtos derivados como geleia, licor, sorvete, vinhos, molhos, dentre outros.

Haverá 50 estandes, sendo que 27 serão usados para a comercialização de produtos derivados da jabuticaba, 12 para gastronomia e os demais para a venda de mudas e de artesanato.

Os responsáveis pelo preparo de doces e salgados à base de jabuticaba estão na maior expectativa em relação ao evento. A presidente da Asprodejas, Beth Torres, destaca que os participantes contarão com variadas possibilidades do uso da fruta, presente em molhos, quitutes, geleias, licores, bolos, tortas, coquetéis e drinques.

Beth também convida moradores da cidade e visitantes a virem saborear as novidades do festival deste ano, como a harmonização da jabuticaba com o queijo do Serro (Vale do Jequitinhonha) e o mel de Bocaiúva (Norte de Minas), ambos com indicação geográfica e certificação de procedência que os derivados da fruta de Sabará já têm. “Somos 27 produtoras e queremos mostrar o melhor aos visitantes. O evento está crescendo em espaço, graças a Deus, e isso traz mais gente para conhecer a nossa história”, destacou.

A Asprodejas foi criada com o propósito empoderar e evidenciar o trabalho daqueles que encontraram na fruta o sustento familiar. No ano de sua fundação, o tradicional Festival da Jabuticaba, foi declarado Patrimônio Imaterial de Sabará. A associação acredita que a agricultura familiar e o modo caseiro do fazer, geram muitas oportunidades de mercado, fato comprovado com o sucesso  constante dos Festivais.

Atualmente são 27 produtores que produzem diversos tipos de derivados da fruta que consideramos o ouro negro

Os produtos feitos com jabuticaba se tornaram uma tradição em Sabará, havendo, até mesmo, uma espécie da fruta batizada com o nome do município, ressalta o secretário municipal de Cultura e Turismo, André Alves. “O evento anual une tradição, criatividade e sabor em celebração única, que promete cativar o público com a rica herança cultural e encantar com as geleias, licores e demais iguarias”, afirmou.

 

COZINHA “VALORES DE SABARÁ”, COZINHA SHOW E KIDS

Utilizando talento, arte, criatividade, técnicas apuradas, diversos sabores e ingredientes, chefs renomados, alguns deles de Sabará, irão desembarcar no festival para comandar os espaços gastronômicos Cozinha Show, Cozinha “Valores de Sabará” e Cozinha Kids (exclusiva para crianças).

Nesses espaços, os chefs explicam e preparam, na hora, com suas habilidades culinárias, receitas que utilizam a fruta e/ou seus derivados. Após a finalização do prato ou da sobremesa, os participantes da atração gastronômica podem degustá-los. Segundo os chefs, os pratos prometem agradar o paladar do público do evento.

Clique aqui para conferir a Programação Gastronômica.

 

CONCURSOS GASTRONÔMICOS

Dentro da programação do festival são realizados, anualmente, os concursos de Melhor Geleia, Melhor Licor e Produto Inovador, com o objetivo de estimular a cadeia produtiva do município, qualificar, cada vez mais, os produtores e seus produtos e apresentar novas criações ao mercado gastronômico.

Nesta edição, os concursos foram realizados no dia 18 de outubro, no Solar do Padre Correia, com edital de chamamento da Expressar Gourmet, empresa parceira da Asprodejas, e colaboração da Prefeitura de Sabará.

A iniciativa contou com sete categorias, sendo elas Geleia de Jabuticaba Tradicional (24 inscritos), Geleia de Jabuticaba Composta (15 inscritos), Geleia de Jabuticaba Rotulagem (9 inscritos), Geleia de Jabuticaba Nacional (36 inscritos), Licor (19 inscritos), Licor Composto (8 inscritos) e Produto Inovador (10 inscritos).

A avaliação das categorias foi feita por um corpo de 12 jurados técnicos, baseada nos critérios – criatividade da receita, preparo, peso, aplicação do derivado da jabuticaba, aparência, sabor, aplicação dos ingredientes adicionais, entre outros.

O resultado dos concursos será anunciado ao público no dia 17 de novembro de 2023 (sexta-feira), dia da abertura do festival. As premiações são simbólicas e representativas, não caracterizando nenhum tipo de promoção a um produto ou marca pelos organizadores e nenhum bem material como prêmio ou valor em dinheiro. Os produtos vencedores recebem troféu, certificado de mérito (1º, 2º e 3º lugares), direito de uso do selo do concurso em suas embalagens, conforme regras estabelecidas nos editais.