Rock passense ganha episódios no “Tour Rock Brasil” da Crash TV
Programas garimpam Brasil afora a cultura do rock e apresentadora quer revelar mil bandas
O canal “Crash TV”, que mostra a trajetória de bandas independentes de rock no “Tour Rock Brasil”, exibiu a semana passada dois programas produzidos em Passos. A jornalista Kaká Schwartzmann, apresentadora e âncora do programa, entrevistou o grupo ‘Tio Guéder’ e ainda visitou bares que têm foco em fortalecer a cultura do rock no município, como o “Arquivos Bar”.
Os episódios estão disponíveis no site da Crash TV, no Youtube (veja abaixo) e, em breve, será transmitido na TV aberta. A reportagem da banda tem 58:57 minutos de duração. “A banda ‘Tio Guéder’ é um som autoral, tem um potencial muito forte, letras magníficas e eles têm muito futuro aí”, conta Kaká.
Para a jornalista, é fundamental que os grupos de rock estejam dispostos a criar uma rede de contato com outras bandas, principalmente àquelas que se concentram nas capitais, como em São Paulo, e que a cidade contemple espaços dedicados de forma exclusiva ao gênero, como na “Galeria do Rock”.
“Uma das coisas que eu sempre falo em relação a várias cidades é que quando tem uma imprensa vinda de fora, tem sempre que observar para fazer esse ‘network’. Eu senti falta de vários músicos que, quando eu falei que estava em Passos, mandei material para todos e não foram fazendo esse network. Mas quem teve essa visão só ganhou, como exemplo a banda ‘Tio Guéder’, uma banda que estamos fazendo todo o trabalho em cima deles, porque a música deles é muito boa”, contou Kaká à jornalista Yngrid Horrana.
Conforme Kaká, é fundamental que no campo artístico a interação e a rede de contato ocorre presencialmente. “O pessoal acha que pela internet vai ajudar muita coisa, mas não, pois há diferença com o presencial”, afirmou, mencionando a forma como essas relações influenciaram sua carreira profissional durante mais de 20 anos.
De acordo com a jornalista, seu objetivo é descobrir pelo menos 1 mil bandas de rock brasileiras independentes e conquistar essa marca no Livro dos Recordes (também conhecido como Guinness Book).
“Se eu conseguir entrar pro Guinness Book (Livro dos Recordes), será uma grande realização poder mostrar que em um país tem 1 mil bandas de rock com qualidade. Então é sobre você poder mostrar todo esse trabalho dessa galera. Está para sair um livro e um documentário falando sobre essas 1 mil bandas, sobre essas viagens, sobre as roubadas, sobre essa luta e também sobre o marketing musical”, disse a jornalista.
A jornalista Kaká Schwartzmann, apresentadora e âncora do programa (Divulgação)
CARREIRA
Kaká iniciou sua carreira como jornalista em emissoras de TV local e, atualmente atua na ‘Crash TV’, faz também participação especial na ‘Rádio Kiss FM’, com o quadro “Kaká Pelo Mundo”, além de ministrar palestras gratuitas “Caminhos do Rock”. “Como eu já tinha essa experiência na técnica, de filmar, editar, produzir, finalizar e colocar a matéria no ar, resolvi sair sozinha de carro, com todos os equipamentos, para achar novas bandas pelo Brasil”, disse.
Veja os clipes gravados em Passos:
Uma visita ao Arquivo Bar:
Conheça mais da Tio Gueder: Banda passense Tio Guéder lança videoclipe do single “Sossegado” - Observo