Revisão na pesquisa altera números do Censo em Passos
Números oficiais do censo nacional deverão ser divulgados em abril
A revisão na apuração do Censo Demográfico, concluída na última terça-feira, ocasionou um aumento na contagem da população em Passos e outras cidades da região em relação à prévia divulgada no ano passado. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou na última quarta-feira, 1º, a apuração dos dados coletados durante o Censo Demográfico. A previsão é que os resultados definitivos sejam divulgados no final de abril.
Segundo o órgão, a cobertura da coleta foi encerrada na última terça-feira, 28. A previsão é que os resultados definitivos serão divulgados no final de abril.
De acordo com a chefe agência do IBGE em Passos, Christiane Ávila de Lima Mascarenhas, a revisão feita no mês de fevereiro ocasionou um aumento na contagem da população na região. Porém, os números oficiais devem ser emitidos apenas no final de abril, sem possibilidade de divulgação parcial. “Após a revisão, ocorreram alguns pequenos aumentos pontuais. A contagem foi encerrada oficialmente no dia 28 de fevereiro. Após essa data, estamos fazendo somente alguns acertos e conferências de supervisão”, revelou.
Segundo ela, a agência IBGE em Passos realizou o Censo em 15 municípios, divididos em 3 subáreas, sendo, em Cássia, formada pelos municípios Capetinga, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Ibiraci e Itaú de Minas. Em Passos, formada pelos municípios de Bom Jesus da Penha, Fortaleza de Minas, Passos, São João Batista do Glória e São José da Barra. E em São Sebastião do Paraíso, formada pelos municípios de Jacuí, Pratápolis, São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino.
Conforme informações do instituto, desde o início da operação, em 1º de agosto até o dia 31 de janeiro, foram recenseadas 185.827.709 pessoas, em 65.657.749 domicílios no país, o que representa cerca de 89,45% da população do país e cerca de 207,8 milhões de pessoas.
Ainda segundo o IBGE, nos meses de fevereiro e março, a coleta do censo deve permanecer em andamento para revisão, controle de qualidade e apuração, com tentativas de reversão de recusas, revisitas a domicílios com morador ausente, além de verificação de domicílios vagos, de uso ocasional, possíveis duplicidades e omissões de pessoas.
Sobre a cobertura da coleta, no Brasil, foram recenseados 185.827.709 pessoas, o que corresponde a cerca de 90% da população do país.