Representando Minas, estudante de Passos toma posse como jovem senadora

Aluna da Júlia Kubitschek, Ana Laura vivencia o processo democrático no programa Jovem Senador

Representando Minas, estudante de Passos toma posse como jovem senadora
Ao lado de 26 colegas de todo país, Ana Laura Chaves pode ter projeto de lei aprovado no Senado Federal (Edilson Rodrigues/Agência Senado)

“A arte do consenso”. É assim que a estudante Ana Laura Chaves, representante de Minas Gerais no programa Jovem Senador, descreve a experiência da Semana de Vivência Legislativa, que acontece entre os dias 21 e 25 de agosto, no Senado Federal, em Brasília.

 

Matriculada na Escola Estadual Professora Júlia Kubitschek, de Passos, a jovem de 17 anos foi a primeira colocada no ranking estadual do concurso de redação com o tema “Saúde mental das escolas públicas” e garantiu a vaga no programa. 

 

Ana Laura tomou posse como jovem senadora ao lado de outros 26 selecionados da rede de ensino pública de todo o país, um de cada estado e Distrito Federal (DF), que foram divididos em comissões temáticas para criação e aprovação de projetos de leis para o país.

 

Segundo a estudante, a imersão no processo democrático e o contato com diferentes realidades têm ampliado sua visão sobre a política e a diversidade cultural do país. “Além de trazer essa educação política para nossa vida, também traz uma mudança de ideias negativas que temos sobre a política e a transformação sobre isso é muito boa”, diz. “Também temos contato com culturas diferentes, já que é um jovem por estado do nosso país, o que também muda muitas ideias da nossa mente”, completa.

 

Integrando a Comissão de Educação “Cecília Meireles”, a jovem tem trabalhado com os colegas para aprovar um Projeto de Lei (PL) que institui a “Semana de Promoção à Paz” nas escolas do país durante a data de 11 de agosto, em que se celebra o Dia do Estudante.

 

“É a arte do consenso, não existe nada individual. É  uma discussão, cada um apresenta o seu projeto e também temos a aprovação ou não dos consultores que nos ajudam em todo esse processo. Os trabalhos estão indo bem, estamos conseguindo formular nosso PL, que está bem encorpado e seguirá para votação em Plenário”, conta.

 

A estudante está acompanhada da professora Jéssica Chagas, sua orientadora para elaboração da redação vencedora do concurso, que também tem presenciado o processo de tramitação do projeto.

 

“Ela tem construído uma consciência sobre o que é ser cidadã e isso é muito importante na nossa sociedade  porque quando falamos em um cidadão crítico, ele precisa se envolver politicamente”, avalia a professora, que planeja levar a experiência para as salas de aula. “Acredito que tudo que tenho aprendido aqui acerca do processo político, da educação cívica e de ser um cidadão engajado poderá ser aplicado nas minhas aulas e com os meus colegas para inspirar outros alunos a se envolverem também na cidadania ativa”, diz.

 

A votação dos projetos de lei entre os jovens senadores será feita na sexta-feira (25/8). Se aprovadas, as sugestões serão apresentadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), onde, sendo aprovadas pelos parlamentares, podem passar a tramitar no Senado Federal até virar lei.

 

Jovem Senador

 

O Programa Jovem Senador é realizado anualmente com estudantes de até 19 anos do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal. Participam estudantes do ensino médio da rede pública estadual selecionados por meio de concurso de redação, com temas sociais e políticos, sob responsabilidade de efetivação das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. Estudantes que obtêm a primeira colocação no concurso, bem como seu professor orientador, são habilitados a participarem das simulações em Brasília.

 

O Senado custeia todos os gastos necessários para a execução do programa: despesas de deslocamento, seguro viagem, hospedagem, alimentação e traslado para estudantes e professores. O objetivo é fomentar a reflexão dos jovens estudantes sobre política, democracia e o exercício da cidadania, bem como proporcionar o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo e estimular o relacionamento permanente do jovem cidadão com o Senado.

 

O programa funciona por meio de simulação no Plenário do Senado e nas salas de comissões parlamentares, durante a Semana de Vivência Legislativa, e é transmitido pelos canais de comunicação da Casa.