Relacionamento amoroso faz padre renunciar do ofício
Padre Matheus disse não ter condições humanas para continuar o sacerdócio como a igreja determina
Mais um padre da Diocese de Guaxupé comunicou oficialmente ao bispo Dom José Lanza Neto que desistiu do sacramento sacerdotal. Desde o início deste mês, o pároco do Senhor Bom Jesus, se tornou uma pessoa livre para planejar o que desejar na vida, menos o apoiador espiritual, orientador e líder religioso da igreja católica, a não ser que volte atrás na sua decisão.
Com cinco anos e oito meses depois de se tornar padre, Matheus Júnior Pereira, natural de Passos, trabalhou na comunidade de Petúnia, distrito de Nova Resende, e por último em Bom Jesus da Penha. O motivo que levou o então pároco a se renunciar do ofício não foi revelado claramente por ele, mas a reportagem apurou que foi o relacionamento amoroso com uma jovem moradora do município que trabalha como assistente social.
Em uma mensagem no Instagram no início deste ano, Matheus gravou um vídeo com a seguinte declaração: “Meus caros amigos, queridos irmãos e irmãs. Por muito tempo eu rezei e refleti para chegar a decisão de deixar o sacerdócio. Fiz direção espiritual e conversei com nosso bispo. Eu percebi que não tenho condições humanas e não possuo o que é necessário para ser um padre como Deus deseja”.
E ainda continuou: “Por falta destas condições, a minha consciência pesava muito, eu não estava feliz e indigno de ser padre. Hoje me encontro melhor, tranquilo e sereno, continuaremos unidos em oração, sempre lembrarei de todos com muito carinho. Se eu continuasse, eu seria um mal padre, eu tentei ser um bom, mas percebi que tal missão não é pra mim. Agradeço a todos que me apoiaram e peço compreensão. Um forte abraço a todos”, finalizou.
No final da década de 2010, em Passos, o padre Dirceu Soares Alves também deixou de exercer o sacerdócio pelo mesmo motivo. Natural de São José da Barra, a última paróquia que administrou foi a do Senhor Bom Jesus dos Passos. Exerceu por quatro anos a função de vereador, no entanto não conseguiu ser reeleito no pleito municipal de 2024.
ROGACIONISTA
A atitude de Matheus e a escassez de padres na diocese, fizeram com que o bispo passasse a celebrar as missas em Bom Jesus da Penha. Na tarde desta quinta-feira, 30, dom José Lanza anunciou o nome do próximo pároco do Senhor Bom Jesus em substituição a Matheus. É o sacerdote Rogacionista do Coração de Jesus João Inácio Rodrigues que tomará posse neste domingo, dia 2, às 19h.
O religioso também vai assumir em breve, a direção do Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos, sucedendo ao padre Luiz Caetano de Castro, o Luizinho, que foi transferido para a paróquia do Divino Espírito Santo, Guará, região metropolitana de Brasília (DF).