Reimaginando clássicos do desenho animado
Clássico das animações infantis ganha uma roupagem mais adulta na nova série exclusiva da HBO Max
Na década de 1960, estreou nas televisões americanas uma das séries de desenho animado que, futuramente, se tornaria uma das mais conhecidas e longevas do mundo, marcando várias gerações ao longo dos anos. Com o título de “Scooby-doo”, a animação teve diversos episódios e foi transmitida pelo mundo todo, inclusive no Brasil, onde têm as suas temporadas reexibidas pelo SBT atualmente. A trama é centrada em um grupo de amigos que, a bordo da Máquina do Mistério (uma van pintada de forma muito característica), viajam e se metem em confusões complicadíssimas, sempre tendo que resolver algum caso de mistério ao longo do caminho.
Apesar dos episódios terem sempre o mesmo formato, as personalidades cativantes dos personagens fazem com que a história sempre se mantenha divertida, o que explica o seu sucesso até entre as crianças de hoje. Porém, faz bastante tempo desde que novos episódios do universo de “Scooby-doo” foram liberados para o público. Mas, a nova série da HBO Max “Velma” chega no dia 12 de janeiro para mudar isso. A produção original foca em uma das protagonistas da série antiga, mas não tem como pretensão criar um vínculo narrativo com a mesma. Por isso mesmo a personagem foi reimaginada como do sul da Ásia, o que alterou o seu tom de pele.
Além disso, o objetivo da HBO é abordar os antecessores de Velma, ou seja, a sua vida antes de embarcar na Máquina do Mistério. Assim, os produtores decidiram abordar o cotidiano da jovem no ensino médio – inserindo-a em um contexto atual – para tratar de temas como rejeição, popularidade e sexualidade (o que já foi alvo de polêmicas quando a personagem foi confirmada como lésbica no novo filme de “Scooby Doo”, lançado em 2020). “Velma” também promete ser uma série mais adulta, com temas mais complexos, mistérios mais assustadores e sangrentos.
Veja o trailer: