Registro de furtos aumenta mais de 18% em Passos

PM diz que dados evidenciam a necessidade de medidas preventivas e de reforço na segurança

Registro de furtos aumenta mais de 18% em Passos
Na região, Passos foi a cidade que teve a maior variação no registro de ocorrências de furtos e roubos (Reprodução)

Entre as cidades mais populosas do Sul de Minas, Passos é a que apresentou neste ano o maior aumento de furtos a estabelecimentos comerciais, cargas e instituições financeiras neste ano, segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp).

Conforme a Secretaria, de janeiro a outubro de 2023 foram 155 registros, representando um aumento de 18,32% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse aumento pode ter impactos tanto para os comerciantes locais quanto para a população em geral, evidenciando a necessidade de medidas preventivas e de reforço na segurança.

Enquanto Passos e Varginha apresentaram um aumento no número de furtos, as cidades de Poços de Caldas e Pouso Alegre fizeram um movimento contrário e demonstraram queda na quantidade furtos em relação a 2022.

 

Em Passos, de janeiro a outubro de 2023: 155 registros, um aumento de 18,32% em relação ao mesmo período do ano passado. Em Varginha: janeiro a outubro de 2023: 303 registros, um aumento de 7,83% em relação ao período homólogo. Em Poços de Caldas: de janeiro a outubro de 2023: 356 registros, queda de 7,29% em relação ao mesmo período do ano passado. Pouso Alegre: de janeiro a outubro de 2023: 248 registros, queda de 15,36%.

 

Em Passos, os registros de ocorrência de furtos superaram as demais cidades analisadas. Esse aumento pode ter impactos tanto para os comerciantes locais quanto para a população em geral, evidenciando a necessidade de medidas preventivas e de reforço na segurança.

 

“Às vezes algumas pessoas acham [dicas] banais, mas não são. Por exemplo, não ficar falando ao celular de forma distraída no movimento onde existe uma grande circulação de pessoas, o autor de um crime pessoal, de um crime patrimonial, ele procura uma vítima em potencial”, afirma o tenente da Polícia Militar, Alex Rodrigues Costa.

 

Ainda conforme o tenente, algumas dicas em relação à proteção de residências também podem ser consideradas.

 

"Procure uma rede de vizinhos protegidos, onde cada cidadão é o elo nessa corrente de proteção. Se você for viajar, avise seu vizinho para que ele sempre fique atento às pessoas que estão em atitudes suspeitas naquela imediação. Qualquer mecanismo de segurança é sempre bem válido. Uma cerca elétrica, uma concertina, uma câmera de segurança".