‘Ranking dos Políticos’ aponta deputados com melhor atuação em 2024
Levantamento considera as principais votações, despesas dos congressistas, presenças em sessões e processos judiciais relacionados ao mandato

Emidinho Madeira (PL), o deputado federal eleito e mais votado em Passos no pleito eleitoral de 2021, com 8.623 votos, é o que aparece em melhor colocação no Ranking dos Políticos, que classifica os 54 deputados integrantes da bancada mineira na Câmara dos Deputados.
Ele está em 21º lugar na classificação; Nikolas Ferreiras (PL), que obteve 4.649 votos em Passos, está em segundo lugar no ranking; Odair Cunha (PT), com 2.836 votos, ficou no 50º lugar e André Janones (Avante), com 1076 votos em Passos, ficou em último lugar no ranking (veja abaixo a classificação e a nota de cada um). Os outros mais votados em Passos, Renato Andrade (PSD) com 18.736 votos, e Helvio Maia (PMN), com 4.392 votos, não foram eleitos.
A bancada de Minas Gerais ocupa a 17ª colocação entre os 27 estados, com seus representantes avaliados conforme critérios rigorosos de atuação no Congresso. A avaliação é é do site ranking.org e é baseada na pontuação média dos parlamentares que representam o estado.
O Ranking dos Políticos é uma iniciativa da sociedade civil que pontua e classifica senadores e deputados federais conforme os critérios de combate aos privilégios, desperdícios e corrupção no poder público. A pontuação de cada parlamentar depende de presenças nas sessões, economia de verbas, processos judiciais e, principalmente, das votações nas decisões mais importantes do Congresso, numa escala de 0 a 10.
Entre os senadores avaliados, Rodrigo Pacheco (PSD) ficou em primeiro (sem pontuação), seguido por Cleitinho (Republicanos), com nota 7,84 e Carlos Viana (Podemos), com total de 5,97.
“O Ranking é uma ferramenta de transformação do parlamento. É uma mola propulsora de eficiência do trato público”, explica o cientista político Juan Carlos Gonçalves, Diretor-geral do Ranking dos Políticos.
“Os resultados são nítidos: hoje, há líderes importantes no Congresso que nos procuram para saber como votar algumas das principais propostas e como ter um uso de verba de gabinete mais eficiente”, afirma.
O Ranking dos Políticos possui uma equipe de relações governamentais que monitora as principais discussões no Congresso Nacional. Antes de uma proposição ser votada, ela é encaminhada para análise dos conselheiros, que deliberam entre si e decidem se a organização irá ou não acompanhar e pontuar o projeto. Para um projeto ser caracterizado como positivo, é preciso 70% de consenso.
Sobre o Ranking dos Políticos
Fundado em 2011, em Brasília, o Ranking dos Políticos tem como propósito trazer transparência para o desempenho dos representantes no Congresso Nacional, de forma independente e crítica. A pontuação atribuída aos políticos no ranking é determinada estritamente com base em sua atuação, com critérios bem definidos que incluem economia de verbas, presenças nas sessões, posicionamento em votações importantes e processos na Justiça. A plataforma não atua ao lado de políticos, e sim como uma fonte de informações à sociedade civil.
Atualmente, o Ranking dos Políticos tornou-se uma referência para os parlamentares em votações, sendo comumente utilizado como um selo de autoridade pelos deputados federais e senadores em suas publicidades e campanhas.
As redes sociais do think tank somam quase 4 milhões de seguidores e mais de 35 milhões de interações mensais na média.
Veja a a relação completa, a classificação e as notas do Ranking dos Políticos: