Rádio Nacional do Rio de Janeiro completa 88 anos

Acontecimento, fatos históricos e a música do dia

Rádio Nacional do Rio de Janeiro completa 88 anos
: :

A MÚSICA DO DIA

 

Há 40 anos, em 12 de setembro de 1984, morreu o cantor e bailarino Ronaldo Resedá que, entre outros sucessos, deixou sua marca com ‘Marrom glacê’, de autoria de Mariozinho Rocha, Renato Corrêa, Guto Graça Melo.

 

 

 

A emissora que fez história com os programas de auditório e atraiam multidões

 

 

Presente na memória afetiva de muitos brasileiros, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro entrava no ar pela primeira vez no dia 12 de setembro de 1936. Eram nove horas da noite, quando o radialista Celso Guimarães inaugurou a transmissão, ao som de “Luar do Sertão”.

Do alto do edifício A Noite, primeiro arranha céu da América Latina, na Praça Mauá, a emissora ganhou importância a partir de 1940, quando foi incorporada à União pelo governo Getúlio Vargas. E, ao longo dos anos, se firmou como um fenômeno da cultura brasileira.

Parte do sucesso alcançado na época de ouro do rádio foi resultado de uma programação que informava, entretia e emocionava. Talvez por isso, tenha conquistado ouvintes fiéis, como a dona Edna Jardim Torres, de 88 anos. A popularidade ficou ainda maior depois da estreia das rádio novelas, que marcaram época. A primeira delas, em 1941, foi "Em Busca da Felicidade".

E já como a maior audiência do país, revolucionou o radiojornalismo com o famoso Repórter Esso. Na voz do jornalista Heron Domingues, o programa ganhou credibilidade e noticiou fatos históricos do Brasil e do mundo.

O caminho trilhado pela Rádio Nacional também foi diretamente influenciado pelas transmissões esportivas de momentos emocionantes, como o gol da vitória do Brasil na final da Copa do mundo de 1958.

 

OUTROS EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA

 

-1911: Inauguração do Theatro Municipal de São Paulo

 

-1936: Inaugurada a Rádio Nacional do Rio de Janeiro

 

-1958: Jack Kilby, físico e engenheiro eletricista norte-americano, demonstra o primeiro circuito integrado enquanto trabalhava na Texas Instruments

 

-1959: A União Soviética lança o foguete Luna 2, com o objetivo de obter um impacto na Lua

 

-1963: Ocorre a Revolta dos Sargentos em Brasília promovida por cabos, sargentos e suboficiais, sobretudo da Força Aérea e da Marinha do Brasil

 

-1977: O ativista sul-africano antiapartheid Steve Biko morre sob custódia policial

 

-1981: Inaugurado o Memorial JK em Brasília

 

-1988: O Furacão Gilbert devasta a Jamaica; ele se volta para a península de Iucatã, no México, dois dias depois, causando cerca de cinco bilhões de dólares em danos

 

- 1993: Fundado pelo Lions Club de Passos o Banco de Olhos de Passos. Seu primeiro presidente foi Múcio de Alencar Vianna.

 

- 1997: Data de morte do cantor sertanejo João Paulo, que formava dupla com Daniel

 

-2013: A NASA confirma que sua sonda Voyager 1 se tornou o primeiro objeto feito pelo homem a entrar no espaço interestelar

 

DATAS COMEMORATIVAS

Dia do Médico Urologista

Dia do Operador de Rastreamento

Dia do Programador

Dia do Trator

Dia Nacional da Recreação

Dia de Santa Vitória.

Dia da Bem-aventurada Maria Vitória Fornari.

Dia de Santa Isabel Ana Seton.

Dia dos mártires japoneses.

Dia de São Silésio.

Dia de São Silvino.

Dia de São Francisco de  Caldarola.

Dia de São Guido de Anderlecht.