Projeto em Capitólio mobiliza comunidade para um mutirão de reparação ambiental
O Projeto ‘Arca’ promove no próximo sábado, 17, às 8h, o ‘Dia D’ de transformação ambiental, com o mutirão
“Capitólio Renovada: Juntos Pela Nossa Orla”. Com esse tema, o projeto Arca está mobilizando a população de Capitólio para os impactos ambientais e preservação do território no município. Para isso, uma associação estará realizando no próximo final de semana, o ‘Dia D’, que tem o apoio da Prefeitura de Capitólio e da Associação dos Empresários de Turismo de Capitólio (Ascatur), além de empresas colaboradoras. A organização espera a adesão de pelo menos 300 pessoas em diversas atividades nas áreas da saúde, educação, lazer e desenvolvimento social.
De acordo com o consultor executivo Enzo Arns, desde o início do projeto, em novembro de 2022, o grupo identificou a urgência de realizar reparos em algumas áreas de Capitólio. “Dentre os mapeamentos que foram feitos por esse grupo, uma das necessidades era uma ação coordenada da comunidade em alguns pontos que entendemos que são referência da cidade e que não estão sendo cuidados da forma como deveria”, contou.
“É, realmente, uma ação de carinho em prol do desenvolvimento de Capitólio, da melhoria da cidade e da qualidade de vida para as pessoas que vivem e visitam o local”, destacou.
Segundo ele, a mobilização contará com todo o público presente, a fim de mostrar para a comunidade a forma como o trabalho em equipe pode causar impactos positivos sobre o ecossistema, principalmente na região da Orla, onde tem sido a mais afetada por alagamentos e resquícios da barragem, os quais têm influência de Furnas.
“O Projeto Arca é um grupo que tem feito ações em prol do desenvolvimento do turismo em Capitólio, que hoje tem mais de 100 Cadastros Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJs)”, disse o consultor.
Durante o evento, serão realizadas diversas atividades nas áreas da saúde, educação, lazer e desenvolvimento social. De acordo com a organização, o Dia D percorrerá os arredores da Orla, localizada no início da cidade. As ações serão realizadas em três percursos: região do letreiro e Centro de Atendimento ao Turista (CAT), Orla e Praia.
Segundo a organização, na área do CAT, o projeto deve focar na pintura do letreiro de Capitólio, das paredes e da ponte do centro e dos bancos do local. Cerca de 100 pessoas devem atuar nas atividades, cooperando, também, com a limpeza, reforma das marcas de sinalização, capinagem e conserto das estruturas do local. Já na Praia, os voluntários devem auxiliar em atividades da reforma do calçadão da Secretaria de Educação, construção de rampa no portão de emergência, pintura de postes, manutenção dos meio-fio das calçadas, substituição de bancos e mais.
“Depois de finalizada a ação na região da Orla, a ideia é que isso se replique em outras regiões da cidade. À medida que entendemos que há outra região que precise desse apoio comunitário, iremos para o local. Identificaremos quais são os territórios e as demandas, a fim de organizar novos mutirões. O intuito é que a comunidade se aproprie da ideia de melhorar os espaços públicos”, afirmou Enzo.
Após o primeiro Dia D, outras atividades devem ser realizadas no início dia 7 de julho.