Prefeitura de Passos vai fazer concurso com 300 vagas para a Educação

Anúncio foi feito pelo líder do prefeito na Casa e o assunto vai ser debatido na próxima terça-feira

Prefeitura de Passos vai fazer concurso com 300 vagas para a Educação
Por causa do carnaval, reunião do legislativo passense foi realizada nesta quinta-feira (Arquivo/CMP)

A Câmara Municipal de Passos realizou nesta quinta-feira, 23, a terceira reunião ordinária do ano. Na ordem do dia, nenhum projeto, mas a apreciação de 47 requerimentos de vereadores, com pedidos diversos ao Executivo. Nos pronunciamentos do grande expediente, os destaques foram de cobranças ao Executivo, especialmente ao projeto de recomposição salarial dos servidores municipais que, apesar de anunciado pelo chefe do Executivo, ainda não chegou ao Legislativo. A maior novidade da reunião foi a informação de que a Prefeitura fará concurso para preencher cerca de 300 vagas na Secretaria Municipal de Educação.

 

***

O líder do prefeito, Maurício Silva, pediu a retirada de dois projetos de números, enviados pelo Executivo, para melhores estudos. O primeiro deles trata da concessão de subvenção à Sociedade Lar São Vicente de Paulo e como tem pareceres das comissões, o pedido de retirada será votado na ordinária do dia 27 de fevereiro. O outro projeto trata de auxílio financeiro destinado ao custeio parcial do transporte de estudantes universitários e de cursos técnicos que estudam fora do município. O pedido foi deferido pela Presidência da Câmara, sem depender da votação de plenário, pelo fato do projeto não ter ainda pareceres.

 

***

No grande expediente, o vereador Michael Silveira que na sessão da semana passada denunciou que a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária estava “embirrada” com os proprietários rurais da Julieira, desta vez foi só elogios. Disse que as providências foram tomadas e ele parabenizou a Secretaria pelos trabalhos de recuperação da estrada. Agora ele pediu a mesma providência para a estrada dos Pachecos.

 

***

Depois de elogiar o recapeamento de vias em Passos, o vereador Alex Bueno voltou a solicitar a implantação de travessias elevadas, como forma de dar segurança aos pedestres, especialmente na Avenida das Nações, agora recapeada, por causa dos riscos numa área escolar, de feiras e outros.

 

***

O vereador Edimilson Aparado alertou pelos riscos dos moradores e rancheiros no Porto Velho e Três Ilhas pelas árvores em áreas de situação de risco sobre a rede de alta tensão próximas aos imóveis no local. Ele revelou que já enviou ofícios para a Prefeitura e Defesa Civil da cidade de Passos alertando para o problema. “Depois de acontecer uma tragédia, como a que vemos no litoral paulista, vamos responsabilizar a administração”, disse.

 

***

Diante das cobranças de vários vereadores sobre o projeto de aumento salarial dos servidores que não chegou à Casa, o líder do prefeito, Maurício Silva, anunciou que ele está sendo concluído e chegará para análise no mês de março, com o aumento retroativo a janeiro. Sobre o piso salarial dos enfermeiros, ele informou que a Prefeitura aguarda a decisão do STF. E revelou que na próxima terça-feira haverá uma reunião da Comissão de Educação, que vai discutir uma portaria do Executivo para a realização de um concurso para a contratação de 300 servidores na área de educação.