Prefeitura de Passos quer autorização para empréstimo de R$ 70 milhões
Projeto que chegou na Câmara solicita aval da Casa para contrair o financiamento junto ao BB
O líder do prefeito na Câmara Municipal de Passos, vereador Maurício Silva, anunciou na sessão desta segunda-feira, 27, a chegada ao legislativo o projeto de autoria do executivo que solicita da Casa a autorização para contrair um empréstimo no valor de R$ 70 milhões junto ao Banco do Brasil.
Os recursos são necessários, segundo o vereador, por causa do compromisso assumido pelo município junto à Cervejaria Heineken do Brasil para a sua instalação de sua fábrica na cidade, de que seriam investidos recursos da ordem de R$ 90 milhões em contrapartidas. Mas do valor de R$ 70 milhões pleiteados, apenas parte seria aplicada diretamente no projeto da cervejeira: o asfaltamento do trecho de 8 kms entre o trevo da rodovia Passos/São João Batista do Glória à MG 050.
O próprio vereador reconheceu que o projeto deverá ser intensamente discutido, mas os recursos são necessários, segundo ele, “para que a cidade mantenha o ritmo de desenvolvimento que vem experimentando na atual gestão”, afirmou. A última vez que a Câmara foi acionada para aprovar um financiamento ocorreu na legislatura passada, quando o ex-prefeito Renatinho Ourives conseguiu aprovar o financiamento de R$ 12 milhões junto à Caixa Federal e que estão sendo utilizados pela atual gestão para o recapeamento de ruas e avenidas da cidade.
COMO SERÃO APLICADOS
Conforme o vereador, o projeto de captação dos R$ 70 milhões estará comprometido com R$ 25 milhões para a estrada ligando o trevo da Usina Itaiquara (rodovia Passos/São João Batista do Glória) à MG 50 – para esse projeto a Prefeitura já dispõe de outros R$ 12 milhões de emenda parlamentar do senador Rodrigo Pacheco; outros R$ 30 milhões para a canalização do córrego São Domingos; R$ 9 milhões para o asfaltamento das ruas da Vila São José; e R$ 6 milhões para a continuidade do recapeamentos de ruas e avenidas de Passos.
Favorece o município de Passos o fato da disponibilidade de recursos oferecidos pela rede bancária, estimada pelo vereador em mais de R$ 300 milhões. O custo do financiamento é de 1,9% de juros ao ano, com carência de 12 meses e um prazo de 120 meses para pagar.