Prefeitura de Passos assina a ordem para a reforma da Francina

PMP assina ordem de serviço de R$2,6 milhões para início do restauro da Francina de Andrade

Prefeitura de Passos assina a ordem para a reforma da Francina
Reforma do imóvel tombado pelo Patrimônio Histórico vem sendo debatida desde 2018 (Arquivo)

O prefeito de Passos Diego Oliveira, juntamente com a secretária municipal de Educação, Rosa Maria Cardoso Beraldo, e o diretor da empresa vencedora da licitação, a BHZ Construtora Eireli, Thales Santos de Paula Andrade, assinaram na tarde desta terçaf-eria, 27, a ordem de serviço para o restauro da Escola Municipal Professora Francina de Andrade, que estava fechada desde 2018. Também estiveram presentes os secretários municipais e a maioria dos vereadores. A obra orçada em R$2.659.603,24 terá início na segunda quinzena de janeiro de 2023 e, de acordo com a BHZ deverá ser entregue à população em setembro de 2023.

A obra de restauro contempla os projetos arquitetônico, elétrico, hidrossanitário, de sistema de proteção contra descargas atmosféricas, de cabeamento estruturado, de prevenção e combate a incêndio, de estrutura de concreto e de estrutura metálica. O projeto total prevê acessibilidade, restauro e reforma, construção de banheiros, cobertura do pátio – demanda da Associação dos Pais de Alunos da Escola Francina de Andrade -, sala de informática, ampliação da cozinha, conforto visual e térmico de janelas da fachada. Será revista toda a drenagem do corredor lateral. A empresa fará todo o restauro do telhado, reforma do madeiramento do telhado.

Diego Oliveira pediu ao empresário Thales Santos que tome conta desta obra com o maior zelo, por se tratar de uma ‘joia de Passos’ e também pelo fato de ser um restauro e não uma reforma. “Pedimos total dedicação e, queremos em setembro cortar a fita desta obra. A assinatura está sendo feita nesta terça-feira e a empresa já estará se mobilizando para dar início aos trabalhos na segunda quinzena de janeiro e isso se deve ao período chuvoso”, assegurou.

Ainda conforme o chefe do Executivo toda a comunidade tem pedido o início desta obra que já se arrasta desde a administração passada. “Quantos obstáculos tivemos que passar até chegar nesta assinatura e contamos muito com o apoio da Câmara Municipal. Tivemos um impasse com o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, mas também foi vencida a questão e hoje temos a felicidade desta conquista. Tal qual a sabedoria da água: ninguém segura”, disse Oliveira.

O secretário de Administração, Duarte Comotti citou parte do hino da escola que diz: “Que ela seja alento e abrigo e que nesta instituição se formem sempre homens e mulheres fortes e vencedores”. A secretária Rosa Beraldo lembrou que a Francina é a melhor jóia de Passos e que em breve os alunos retornarão.

Diego assina a ordem de serviço para restauro do imóvel que deverá ser concluído em setembro (Divulgação)