Prefeitura anuncia obras de manutenção das estradas rurais de Passos
A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura diz que seguirá um cronograma que contemplará toda a zona rural de Passos
A Prefeitura Municipal de Passos anunciou ontem o início neste ano de 2025, ao cronograma de recuperação das estradas vicinais do município. As primeiras intervenções foram realizadas na estrada da Escola Geralda Cândida e incluíram a manutenção de mata-burros na região do Palmital.
O município de Passos possui cerca de 2 mil quilômetros de estradas rurais. O Grupo Ipiranga é responsável por aproximadamente 400 km desse total, dentro das terras da Usina. Além disso, a infraestrutura rural conta com cem pontes de madeira, três aterros com tubos de ferro, 120 aterros com manilhas e cerca de mil mata-burros, feitos de madeira, ferro e concreto.
Em 2024, foram realizados serviços de patrolamento, abertura de valetas para escoamento de água e caixas secas em mais de 1.700 quilômetros de estradas rurais. Também foram reformados mais de 600 mata-burros e instalados nove novos mata-burros de concreto em diferentes regiões.
De acordo com o secretário Frederico Ozanam, a Secretaria de Meio Ambiente seguirá um cronograma que contemplará toda a zona rural de Passos. Ele destacou o uso de maquinários como patrol, pá carregadeira, retroescavadeira e caminhões-caçamba para agilizar os trabalhos. “Graças ao equipamento disponível e a uma equipe bem estruturada, dividida por zonas, acreditamos que conseguiremos finalizar a recuperação das estradas dentro do prazo planejado”, afirmou.
As estradas rurais de Passos desempenham um papel crucial no dia a dia da população, sendo utilizadas para transporte escolar, escoamento da produção agrícola, deslocamento de moradores e turismo. O prefeito Diego Oliveira reforçou o compromisso da administração com a manutenção contínua das vias. “Este é um serviço que realizamos diariamente. Embora não seja possível atender todas as regiões ao mesmo tempo, seguimos um cronograma que busca alcançar semanalmente o maior número de comunidades possível”, declarou