Prefeito da Barra entrega 4 obras no final do mandato

Entre as melhorias, o Centro de Educação e Cultura, a Praça no Can-Can, a Avenida de entrada da cidade e a Praça no Bairro Furnas

Prefeito da Barra entrega 4 obras no final do mandato
Entre as inaugurações, a revitalização da avenida José Ouro, na Rotatória do Cruzeiro, uma das opções de acesso ao perímetro urbano (Divulgação)

 

 

A Prefeitura Municipal de São José da Barra entregou nos últimos dois finais de semana, quatro importantes obras à população, compromisso do atual gestor, Paulo Sérgio Leandro de Oliveira, o Serginho. Impedido de disputar a eleição deste ano em razão de dois mandatos consecutivos, nesta quarta, às 17h30, na Câmara Municipal, o chefe do Poder Executivo repassará a faixa ao seu sucessor.

Dia 21 de dezembro, aniversário de 29 anos de emancipação política do município, ao ser desmembrado de Alpinópolis, Serginho inaugurou no Bairro Furnas, a praça Maria das Dores de Souza, a tia Ica, nome a uma das educadoras mais respeitada entre os barrenses. Passados sete dias, mais outras três importantes obras foram entregues à população, como sendo as últimas do atual mandato político.

Na comunidade de Nossa Senhora de Fátima, conhecida popularmente por Can-Can, o prefeito entregou a Praça José Primeiro de Camargo, o Zezinho Peixeiro, onde se localiza a igreja que leva o nome da santa padroeira, totalmente revitalizada. Dentre as melhorias estão iluminação com luminárias de Led, bancos, jardinagem e o ponto de ônibus coberto especialmente para as crianças embarcarem nos veículos do setor de educação. “Eu construí uma outra na parte de cima do povoado, e agora reformamos a que fica próximo da na margem direita da rodovia vicinal entre o trevo da MG-050 ao Bairro Furnas, ainda embelezada pela igreja de Nossa Senhora de Fátima”, acrescentou Serginho.

No mesmo dia, ocorreu a inauguração da obra viária de 1 km da Avenida José Ouro, incluindo a Rotatória do Cruzeiro, uma das opções de acesso ao perímetro urbano para quem trafega no sentido Passos e Alpinópolis. Ao longo da via pública foram recapeados com manta asfáltica,  de 500 metros de pista, construíram-se o canteiro central com iluminação a Led e a pista de caminhada. O custo total superou os R$ 330 mil, sendo R$ 230 mil, repassados pelo senador Emidinho Madeira através de emenda parlamentar.

Outra obra importante entregue à população barrense sábado, dia 28, foi o Centro de Educação e Cultura que leva o nome de Dona Tereza Paim, uma das principais educadoras do município, pertencente à família tradicional e que faleceu há poucos meses. A principal dependência do imponente prédio de com mais de um mil m2 de área construída e localizado na Praça Elói Batista Pereira, é o Teatro Municipal, com capacidade para acomodar 200 pessoas.

Com toda infraestrutura que um bem imóvel público necessita, o Centro de Educação e Cultura tem ainda amplas salas para abrigar também as secretarias de Educação e Cultura; Turismo, Esporte e Lazer, que hoje ocupam parte do prédio da prefeitura. Uma galeria com fotos de São José da Barra antes e durante a inundação pela Represa da Usina Hidrelétrica de Furnas.

Há também o registro de tomadas aéreas do perímetro urbano dos bairros rurais do Can-Can, Furnas, Cachoeira da Laje, Bom Jesus dos Campos e o Condomínio Residencial Shangry-Lá. “Não podemos esquecer da Biblioteca Municipal e a Praça de Alimentação que faz parte do imóvel, construído para que ao longo dos próximos 20 anos, possa continuar sendo bastante útil à população, se os prefeitos eleitos souberam a forma correta de utilizá-lo”, afirmou o prefeito.

 

REGULARIZAÇÃO

Ainda sobre o Condomínio Residencial Shangry-Lá, Serginho contou que o Departamento Jurídico da prefeitura levou seis anos para regularizá-lo perante o Ministério Público, órgão fiscalizador, e de acordo com as normas de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) que está prevista na Lei Federal nº 13.465, de 2017. O bairro, distante 17 km da cidade, possui cerca de 6 mil lotes, alguns na margem do Lago de Furnas