Praça do Rosário ou Geraldo da Silva Maia?
A praça Geraldo da Silva Maia é popularmente conhecida como Praça do Rosário. Por quê?
Até o ano de 1953, existia no local a igreja do Rosário, erguida em taipa e alvenaria pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, por mãos de uma maioria de negros escravos entre 1823 e 1931, possivelmente. Sua construção deve-se a litígios políticos levando a cercear a prática religiosa de algumas famílias na Igreja de Senhor Bom Jesus dos Passos.
Pela pressão dos vizinhos da igreja, sob a alegação da insegurança de suas torres, por volta de 1953 a igreja foi demolida. A obra de construção do atual prédio do Poder Executivo de Passos, que por alguns anos abrigou também as dependências da Câmara Municipal, teve início na gestão de Antônio Pedro Patti (1969/72), e foi inaugurada pelo seu sucessor, Elzo Calixto Mattar. O autor do projeto arquitetônico é Paulo Esper Pimenta. As três personalidades já faleceram.
A praça Geraldo da Silva Maia (ex-prefeito de Passos) foi idealizada por ele mesmo e construída em 1951. O primeiro nome dado ao espaço foi “Praça do Rosário” por conta da igreja que existia no local. Hoje, no lugar, está o prédio da prefeitura. O logradouro e a Fonte Luminosa são tombados pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico do município.