Pontos críticos nas estradas trazem prejuízos para produtores; soja é despejada no barro

Além da Julieira, tráfego de veículos está prejudicado nas estradas de Campos, Bananal e outras

Pontos críticos nas estradas trazem prejuízos para produtores; soja é despejada no barro
Caminhão com carga de soja quase tomba na estrada rural de Campos (Reprodução)

Novos pontos críticos nas estradas de Passos continuam causando problemas para os produtores rurais. Além da Julieira, que ficou quase intransitável no final de semana, verdadeiros atoleiros apareceram em diversos outros pontos da zona rural e os casos agora ganham repercussão porque os produtores rurais estão recorrendo aos vereadores e aos grupos de whatsapp, evidenciando que houve falta de planejamento e preparação das estradas para o período chuvoso.

Neste ano, na primeira “invernada” com menos de uma semana de chuvas, os produtores enfrentam um verdadeiro caos, justamente numa época de transporte de soja e outros grãos. Nesta segunda-feira os grupos de produtores mostravam um caminhão carregado de soja atolado na estrada rural de Campos, levando desespero para os proprietários do veículo e da carga. Segundo publicação de um dos familiares do proprietário da carga, o veículo só não tombou porque a soja foi despejada no barro: 'Agora me falem, quem vai arcar com o prejuízo? Lógico que é o produtor e o caminhoneiro. A culpa é do Secretário de Agricultura, porque o produtor ligou para ele, não atendeu. Ele não faz nada para arrumar as estradas nem durante o dia, quem dirá à noite", escreveu a esposa do produtor rural.

Há relatos que na semana passada, mesmo sem chuva intensa, um caminhou ficou encravado por dois dias e um carro foi quase engolido pelas crateras.

Na região do Bananal o quadro não é grave apenas com a chuva. Ainda nos relatos dos usuários, devido a má conservação das estradas, não se consegue trafegar por elas com velocidade acima de 10 kms por hora.

Um produtor contou que para entregar o seu leite, tem que mobilizar trator e retroescavadeira por 5 kms de estrada rural para viabilizar a chegada dos caminhões de coleta, caso contrário perde toda a produção.

 

SINRURAL VAI AJUDAR

 

No final da tarde desta segunda, em sua página no instagran, o prefeito Diego Oliveira revelou um encontro que manteve com o presidente do SinRural, Elder Reis Maia, quando ficou acertado um trabalho de acompanhamento ao trabalho de melhoria nas estradas rurais.

“Estamos passando por momentos difíceis, mas agora, com a união de esforços, poderemos enfrentar esse problema e vamos conseguir levar aos produtores estradas melhores”, afirmou o prefeito