Peregrinos saem da região a pé com destino a Aparecida

Dois peregrinos saíram de Cássia e se juntaram ao grupo de 62 que sairá nesta quarta de Alpinópolis rumo à cidade paulista

Peregrinos saem da região a pé com destino a Aparecida
Grupo quer repetir a romaria de anos passados com novas adesões de peregrinos (Arquivo Pessoal)

Em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, um dos grandes marcos para os fiéis da Igreja Católica que percorrem longas distâncias em gratidão a mãe de Jesus, pela primeira vez os cassienses Marcos Antônio de Oliveira Ferreira (Marquinho) e Luiz Adriano de Souza Machado (Priminho) saíram a pé em peregrinação, na manhã de segunda-feira (08/08), do Santuário Diocesano de Santa Rita de Cássia, com destino a Basílica Nacional de Aparecida-SP.  Eles pernoitam nesta terça em Passos e hoje se juntaram, por volta do meio dia, aos peregrinos de Alpinópolis, em número de 62, que fazem o trajeto há 12 anos. O grupo sairá na madrugada desta quarta-feira, 10 de agosto.

“Nesta caminhada peregrina nossa intenção é criar o primeiro eixo que liga Cássia a Alpinópolis aonde iremos nos integrar a um grupo de 62 pessoas que também seguirão em peregrinação até a cidade de Aparecida. Nossa intenção será preparar o caminho e motivar mais cassienses a se juntar a nós no próximo ano", disse Marquinho, que é cunhado de Priminho., ambos com 39 anos. Marquinho é médico veterinário e Priminho agricultor. Serão 442 km, percorridos até 20 de agosto, 12 dias de caminhada de fé e peregrinação.

No grupo de Alpinópolis há enfermeiros, advogados, professores, profissionais liberais, empresários e homens de outras profissões. De Alpinópolis a Aparecida são 397 quilômetros.

A comitiva tem uma estrutura montada. Tem um caminhão para colchões, um ônibus, duas motos, uma caminhonete. Os peregrinos  acordam às 2h e tomam o desjejum, preparado pelas cozinheiros da comitiva. E pegam a estrada. O almoço é oferecido pelos cozinheiros da comitiva na estrada. Hoje eles seguem até Conceição da Aparecida. O percurso é o seguinte: Conceição da Aparecida (11/08), Areado (12/08), Serrania (13/08), Poço Fundo (14/08), Silvianópolis (15/08), Santa Rita do Sapucaí (16/08), Itajubá (17/08), Delfim Moreira (18/08), Lorena (19/08) e Aparecida (20/08).

Cada peregrino contribuiu com R$ 600, valor que inclui alimentação, apoio, pernoite, camiseta e passagem de regresso. É imprescindível que o peregrino leve na mochila agulha com linha,manteiga de cacau, remédios e touca.

 

Tradição

O empresário Emerson Melo de Assis, de Alpinópolis, é da comissão organizadora do Caminho a pé de Alpinópolis a Aparecida. “São dias de oração em que as pessoas vão pagar promessa ou pedir uma graça alcançada por intermédio de Nossa Senhora Aparecida, Mãe de todos”, conta.

A romaria acontece todos os anos e este é o 12° consecutivo. Muitos, como Priminho, que diz que vai pagar uma graça alcançada por Nossa Senhora, não pensam no cansaço e nem nas chuvas, vento e sol que vão encontrar pela frente. “Eu quero é agradecer”, sintetiza.

A romaria segue um trajeto e não tem hora para se chegar de uma cidade a outra. “Depende do caminho: às vezes tem subidas, às vezes caminhos retos. O que nós vamos fazer é acordar às 2h e seguir até a próxima cidade”, diz Emerson.