Passos terá show pré-carnavalesco e ‘Bloco do Gugu’ pelas ruas da cidade
No dia 16 de fevereiro três bandas deverão fazer o pré-carnaval na praça Geraldo da Silva Maia
A Prefeitura de Passos, a Associação de Desenvolvimento Cultural Regional de Passos (Adesc Regional), com apoio do vereador Maurício Antonio Silva, estão preparando dois eventos de Carnaval para este ano. O Bloco do Gugu, no dia 11 e o Pré-Carnaval na Praça do Rosário. O objetivo é reavivar a festa da qual a cidade sempre foi referência em toda a região.
Em reunião na tarde desta segunda-feira, 16, no Palácio da Cultura, o Secretário Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Denilson Cesar Reis, o vereador Maurício Antonio Silva e o representante da Adesc, Maurílio Romão, ficaram definidos alguns pontos fundamentais para a realização dos eventos que são gratuitos e promete entrar novamente no calendário municipal.
“Com relação ao Pré-Carnaval já temos a data definida, será no dia 16 de fevereiro, uma quinta-feira, na Praça do Rosário. Até o momento estão confirmadas três bandas, podendo ter ainda outra de marchinha de carnaval. As confirmadas são: Os Babuu, Banda Lise e Divino Samba, a partir das 19h. Estas bandas se apresentam como resultado da lei municipal de incentivo à cultura ‘Bolsa Artista’, com recursos próprios da secretaria”, informou Reis.
Já com relação ao Bloco do Gugu, a apresentação e cortejo acontecem no dia 11 de fevereiro, a partir das 17h, saindo os foliões com a banda de marchinhas da porta do Teatro Gustavo José Lemos, na Avenida Dr. Breno Soares Maia, com uma primeira parada na Praça do Esportivo, e a finalização do evento na Praça do Rosário em frente à Prefeitura.
“O bloco surgiu da ideia de fazer uma homenagem ao querido Gustavo José Lemos, que além de ator, professor, diretor teatral, foi também um carnavalesco de nossa cidade. Então, como certamente ele gostaria, este é um bloco plural, onde todos podem participar. Um bloco de carnaval popular, onde todo mundo é bem-vindo, podendo usar a fantasia que quiser, se quiser, não tem cobrança de ingresso, não tem abadá, o que vai sobrar é alegria. Apenas os componentes da marchinha que certamente terão uma vestimenta específica. Queremos que cada um se sinta livre para ir do jeito que quiser e, quem sabe até, fazer um concurso das melhores fantasias”, salientou Romão.
O vereador Maurício da Cemig, disse da importância de reativar estas festividades em Passos. “Eu mesmo era integrante de blocos de rua, de escola de samba, participava das noites de carnaval dos clubes da cidade. Vamos retomar estas tradições. Precisamos começar, muitas pessoas ficam em Passos nestas datas, então, queremos um evento no qual a família toda possa participar. E, estamos buscando ainda as atrações que ficarão em cada um dos pontos, mas, já sabemos que teremos atração na Pracinha do Esportivo e na Praça do Rosário. A organização do evento está prevendo com o poder público banheiros químicos, tendas e palco para que cada atração transcorra da melhor maneira possível”, disse o vereador.
Para os interessados em participar da bateria no bloquinho, a Adesc está organizando os esquentas, quando serão realizados os ensaios, que devem ser no Teatro Gustavo José Lemos, nos sábados: 21 e 28 de janeiro e 04 de fevereiro das 17h as 19h.