Passos terá a primeira Feira Niggas

16 estandes no Mercadão Municipal de Passos vão apresentar roupas, cabeleireiro, gastronomia e o espaço Uemg, dentre outros. A entrada é gratuita.

Passos terá a primeira Feira Niggas
A feira destina-se a empreendedores e consumidores diversos que terão acesso ao espaço de acordo com o Protocolo de Segurança Sanitária (Divulgação)

Neste sábado (27/11), acontece a 1ª Feira Niggas em Passos, um encontro para impulsionar o trabalho desenvolvido por profissionais negros da cidade e região, construindo um espaço de valorização de cultura negra a partir de diferentes iniciativas, seja ela nas artes, educação, empreendedorismo, tecnologia e inovação. NIGGAS é uma marca americana que quer dizer pretos, negros, manos na língua Inglesa. O evento acontece no Mercadão Municipal, de 10h às 23h.

O Niggas tem o significado que vem das gírias americanas. O grupo foi criado em outubro de 2020 por oito amigos, com a proposta de realizar ações sociais nas comunidades,  expandido o discurso da moda, cultura e esporte, promovendo uma mensagem positiva para essa geração de crescer estabelecendo relações saudáveis, com foco no estudo e esporte.

A proposta é abrir as portas para estes que, muitas vezes, decidem empreender como alternativa ao desemprego e que em muitos casos, tem o seu negócio fora da área central da cidade, poderão a partir dessa proposta de projeto, criar e gerir uma rede de negócios e interação que privilegiam a diversidade da produção negra. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 64,6 % dos desempregados são negros.

O visitante poderá ver 16 estandes com roupas, cabeleireiro, gastronomia e o espaço Uemg (Universidade do Estado de Minas Gerais), dentre outros. A entrada é gratuita.

Além do estandes, o visitante terá a oportunidade de assistir apresentações artísticas no palco central. A feira destina-se a empreendedores e consumidores diversos que terão acesso ao espaço de acordo com o Protocolo de Segurança Sanitária e Contenção da Covid -19.

Várias Bandas de estilo musical hip hop, reaggae, Trap, Samba, DJ Clack Music e Samba Rock e apresentações de capoeira, totalizando 13 apresentações. Os organizadores estimam um público de 2.500 pessoas ao longo do domingo com o sorteio de brindes doados por patrocinadores.

A 1 Feira Niggas conta com o apoio da Unidade Passos da Uemg e da Prefeitura.  “Grande dia está por  vir nessa FEIRA PRETA NIGGAS  , será um evento lindo que reúne nossa negritude em prol da nossa cultura , ansiedade imensa de encontrar várias tribos da musicalidade envolvida nessa FEIRA, e  as ideias para conversar coma galera tudo sobre essa questão racial que envolve o racismo estrutural etc. Ainda mais na celebração  da consciência negra né, vai ser demais”, disse Reinaldo Alves, integrante do Niggas.