Passos registra recorde de chuva em 24 horas
A precipitação acumulada no município chegou a quase 70 mm, segundo o Inmet
A cidade de Passos registrou entre às 21h de quinta-feira, dia 26, até às 9h de sexta-feira, o maior volume de chuva do ano de forma fraca a moderada, porém ininterruptamente. Em razão de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul, direcionada para o estado de São Paulo e centro-sul de Minas Gerais, a precipitação acumulada atingiu 68,4 mm.
Apesar da quantidade elevada nesse intervalo, nenhum fato relevante relacionado à interferência de enxurrada que pudesse causar danos, foi divulgado pelo pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Alguns acidentes envolvendo veículos e motocicletas no perímetro urbano aconteceram por causa de pistas escorregadias, mas sem vítimas com ferimentos graves.
O 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Belo Horizonte, informou que o tempo chuvoso deve seguir dessa forma ao menos até a próxima segunda-feira, dia 30, incluindo os municípios circunvizinhos. “A previsão para Passos e região é de um final de semana chuvoso, não intenso, porém persistente. Entre segunda e quarta-feira, muita nebulosidade, mormaço e pancadas de chuva isolada, a mesma possibilidade para a Virada do Ano”, sugeriu a meteorologista Anete Fernandes.
Ainda de acordo com o Inmet da capital mineira, a estação de monitoramento localizada em Passos, choveu 12,8 mm do dia 23 para o dia 24. Não houve registro de precipitação no Dia de Natal, e na quinta-feira, apenas 3,0 mm de chuva.
Sobre o registro de temperatura, na sexta, os termômetros marcaram máxima de 23ºC; a previsão para este sábado, entre 20ºC a 27ºC; domingo, 18ºC a 25ºC; na segunda e terça-feira de 19ºC a 27ºC. A umidade relativa do ar vai variar entre 85% e 100%