Passos na Segunda Divisão do Mineiro, que terá 24 clubes

Equipes serão divididas em três chaves com oito times, que se enfrentam em turno único

Passos na Segunda Divisão do Mineiro, que terá 24 clubes
Para disputar a taça, equipe do Passos Futebol Clube ainda depende de um estádio: se não conseguir o Starling, vai para outro município (Reprodução)

O Conselho Técnico para definir os parâmetros de disputa da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro em 2022 aconteceu na tarde desta quarta-feira, de forma remota. Na reunião, organizada pela Federação Mineira de Futebol, 24 equipes confirmaram participação na disputa. O Passos Futebol Clube está confirmado no campeonato mineiro da Segunda Divisão 2022. Agora, o presidente Virgínio Leopoldino vai tentar junto ao prefeito Diego Rodrigo de Oliveira, o empréstimo do estádio municipal Starling Soares. Do contrário, o destino do time passense na Segundona, possivelmente será Nova Serrana, onde o clube vai mandar seus jogos. O torneio começa no dia 6 de agosto e terminará em 12 de novembro, com recorde de participantes: 24 agremiações.

América TO, Araxá, Atlético Três Corações, Betis, Boston City, Coimbra B, Contagem, Figueirense-MG, Ideal, Inter de Minas, Inter de São Gotardo, Itabirito, Juventus de Minas Novas, Mamoré, Montes Claros, Nacional de Uberaba, Novo Esporte, Passos, Paracatu, Poços de Caldas, Santarritense, Serranense, Valeriodoce e Villa Real estarão no campeonato.

Serranense e Valeriodoce, que não foram informados na listagem preliminar de equipes credenciadas pelo edital do campeonato, participaram do arbitral e estão confirmadas. Guarani-MG, Uberabinha, Araguari e Minas Boca, que enviaram a documentação para a FMF, desistiram de competirem na Segundona.

 

O REGULAMENTO

Os clubes serão divididos em três chaves de oito equipes cada. Os times se enfrentam dentro dos próprios grupos, em turno único, com sete rodadas. Os quatro melhores colocados de cada chave se classificam para o mata-mata.

Grupo 1: Montes Claros, América TO,, Novo Esporte, Ideal, Contagem, Valeriodoce, Boston City e Juventus de Minas Novas;

Grupo 2: Poços de Caldas, Santarritense, Atlético Três Corações, Passos, Villa Real, Bétis, Itabirito, e Figueirense-MG;

Grupo 3: Mamoré, Araxá, Paracatu, Inter de São Gotardo, Inter de Minas, Serranense, Coimbra e Nacional de Uberaba

Os quatro times com melhor campanha na primeira fase folgam na primeira rodada do mata-mata. Assim, as oito equipes restantes jogarão partidas de ida e volta para definirem quem avança para as quartas de final.

Daí em diante, os confrontos também terão jogos de ida e volta, com equipes classificadas às semifinais e, posteriormente, à final. Os dois finalistas sobem para o Módulo 2.

Também ficou definido pelos clubes que poderão ser inscritos atletas com idade até 23 anos. Apenas cinco jogadores que estejam acima dessa faixa etária poderão ser contratados. Os times votaram por dividir as taxas igualmente entre deles.

Em 2021, o Uberaba se sagrou campeão da Segunda Divisão do Mineiro. O Varginha foi segundo colocado e também garantiu acesso ao Módulo 2.

 

Veja as equipes convocadas para o arbitral:

América TO (Teófilo Otoni)

Araxá (Araxá)

Atlético Três Corações (Três Corações)

Betis (Belo Horizonte)

Boston City (Manhuaçu)

Coimbra B (Contagem)

Contagem (Contagem)

Figueirense-MG (São João del Rei)

Ideal (Santa Luzia)

Inter de Minas (Itaúna)

Inter de São Gotardo (São Gotardo)

Itabirito (Itabirito)

Juventus de Minas Novas (Minas Novas)

Mamoré (Patos de Minas)

Montes Claros (Montes Claros)

Nacional de Uberaba (Uberaba)

Novo Esporte (Ipatinga)

Passos (Passos)

Paracatu (Paracatu)]

Poços de Caldas (Poços de Caldas)

Santarritense (Santa Rita do Sapucaí)

Serranense (Nova Serrana)

Valeriodoce (Itabira)

Villa Real (Juiz de Fora)