Passos já tem antena do 5G, mas só uma operadora oferece tecnologia

Em todo o Sul de Minas, até o momento, há seis antenas com a tecnologia em Passos e Itajubá

Passos já tem antena do 5G, mas só uma operadora oferece tecnologia
Dos 315 municípios brasileiros com o 5G ativado, 184 deles têm o 5G “puro”, chamado de “standalone” (Camila Vasconcelos/g1)

A ativação do 5G na capital do país completou na semana que passou o seu primeiro aniversário, com cobertura em 315 municípios. No Sul de Minas, até o momento, há seis antenas com a tecnologia em Passos e Itajubá.

 

Dos 315 municípios com o 5G ativado, 184 deles têm o 5G “puro”, chamado de “standalone”. Passos é umas das cidades que possuem a tecnologia com conexão mais rápida. A antena ativada está localizada na Rua da Imprensa, nº 268, no Bairro Jardim Vila Rica, mas como o serviço é de responsabilidade das operadoras, a primeira a oferecer o serviço na cidade é a Claro .

 

5G NO SUL DE MINAS

A Agência Nacional de Telecomunicações autorizou a antecipação para 1.610 municípios do país durante este ano. A ativação, no entanto, depende de as operadoras instalarem os equipamentos e pedirem à Anatel a ativação das antenas.

 

Anatel permite que operadoras ativem 5G em mais 9 municípios do Sul de Minas. No Sul de Minas, os municípios que receberam a liberação, além dos que já funcionam, como Passos e Itajubá, são: Guapé, Bom Repouso, Bueno Brandão, Cambuí, Estiva, Itapeva, Munhoz, Senador Amaral e Toledo. Além de Itaú de Minas, Pratápolis, São João Batista do Glória, Camanducaia, Consolação, Córrego do Bom Jesus, Extrema, Fortaleza de Minas, Gonçalves, Paraisópolis, Poços de Caldas, Sapucaí Mirim.