Passos entre as 180 cidades brasileiras que vão sediar o Concurso Público Nacional

O “Enem dos Concursos” é organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

Passos entre as 180 cidades brasileiras que vão sediar o Concurso Público Nacional
As provas serão realizadas em março de 2024; em Minas, 24 cidades foram selecionadas (Reprodução)

Os candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como o Enem dos concursos públicos, poderão fazer a prova mais perto de suas casas. A previsão de realização do certamente é março de 2024. Nesta quinta-feira, 29, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou a lista das 180 cidades brasileiras onde será aplicado o certame e Passos será uma delas. As outras duas do Sul de Minas que vão sediar o concurso são Pouso Alegre e Lavras.  

 

A densidade populacional, o raio de influência microrregional e a facilidade de acesso foram os critérios utilizados pela Comissão Organizadora do CPNU para a escolha das cidades.

 

Para a realização do concurso nacional unificado, foram selecionadas cidades e arranjos populacionais com mais de 100 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Caso o município selecionado não tenha estrutura suficiente para a realização do concurso, as provas serão aplicadas em cidades próximas. A distribuição será a seguinte: 39 cidades na região Norte, 54 no Nordeste, 20 na região Centro-oeste, 44 no Sudeste e 23 na região Sul (veja a lista das cidades clicando aqui)

 

A opção de realizar o certame em 180 cidades espalhadas pelo país tem o objetivo de democratizar o acesso da população às vagas do serviço público. “Fica mais fácil e mais barato para as pessoas fazerem a prova perto de suas casas. Além disso, pagando apenas uma inscrição os candidatos concorrem a vagas de vários órgãos públicos”, afirmou José Celso Cardoso, secretário de Gestão de Pessoas do MGI. “Queremos aumentar a representatividade dessa força de trabalho, trazendo critérios sócio-econômicos, demográficos e territoriais já na aplicação do certame para que isso se reflita na Administração Pública Federal”, completou o secretário.

 

DETALHAMENTO

 

Na região norte, as provas serão aplicadas em 39 municípios, sendo dois no Acre, nove no Amazonas, três no estado do Amapá, 16 no Pará, quatro em Rondônia, dois em Roraima e três no Tocantins. No nordeste, os candidatos poderão realizar o certame em 54 municípios: dois em Alagoas, 16 na Bahia, seis no Ceará, nove no Maranhão, quatro na Paraíba, cinco em Pernambuco, sete no Piauí, três no Rio Grande do Norte e dois no estado de Sergipe.

 

Já na Região Centro-Oeste, o CPNU chegará a 20 municípios distribuídos entre Goiás, com oito locais de aplicação da prova, Mato Grosso do Sul com quatro, outros sete em Mato Grosso e um no Distrito Federal. O Sudeste terá 44 municípios onde serão aplicadas as provas, sendo quatro no Espírito Santo, 24 em Minas Gerais, quatro no estado do Rio de Janeiro e 12 em São Paulo. Por fim, a região Sul terá 23 municípios onde será aplicado o certame: oito no Paraná, nove no Rio Grande do Sul e seis em Santa Catarina.