Confirmada segunda morte por dengue em Passos
De acordo com a administração municipal, mulher de 68 anos morreu no hospital São José
A Prefeitura de Passos confirmou, nesta quinta-feira, a segunda morte em decorrência da dengue na cidade. A vítima é uma mulher, de 68 anos, que não teve a identidade revelada. Materiais foram colhidos para ser enviados para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed).
A vítima morreu na noite de quarta-feira, no hospital São José. De acordo com a prefeitura, a mulher possuía comorbidades.
A morte foi a segunda em decorrência da doença na cidade. A Santa Casa da cidade já havia confirmado a morte de Janice Maia Mattar, no dia 5 de março. Ela estava internada na unidade e não resistiu a complicações da doença.
Com a nova morte em Passos, a região chegou à quarta morte confirmada em decorrência da dengue. No dia 15 de fevereiro, a Secretaria de Saúde de São Sebastião do Paraíso confirmou a morte de um bebê de 6 meses em decorrência da doença. Materiais foram colhidos e enviados para análise na Fundação Ezequiel Dias. Anteontem a Prefeitura de Capitólio também confirmou a morte de uma homem de 27 anos.
FUMACÊ
A Secretaria Municipal de Saúde de Passos deu início nesta quinta-feira, 09, a programação da dedetização das caminhonetes de fumacê na cidade, fornecidas pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Serão 30 dias de ação intensiva nos bairros da cidade. Os veículos vão passar durante quatro dias consecutivos nos horários das 7h às 9h e das 16h às 20h40. Essa é uma ação de combate e prevenção do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e o Zika Vírus. O inseticida de ultrabaixo volume (UBV), conhecido como fumacê, é uma das estratégias usadas na luta contra a dengue.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Thiago Agnelo Salum, os veículos cedidos pela Secretaria de Estado de Saúde chegaram ao município na tarde da última quarta-feira, 08, e entregues ao município nesta quinta-feira.
“Vamos começar a ação com os carros do fumacê percorrendo os bairros. Nesta quinta-feira, 09 a partir das 16h até 20h40 o serviço será feito no Centro, nos bairros Santa Bárbara, Santa Casa, Penha, Belo Horizonte e Colégio de Passos. Nesta sexta-feira, 10, serão os bairros São Benedito, Bela Vista, Bela Vista II, Penha II, Cohab IV, Cohab V, Parque das Aroeiras, Jardim Planalto, Vila Rica e Novo Mundo das 7h às 9h. No período da tarde e noite, das 16h às 20h40 serão os bairros Jardim Polivalente, Canjeranus, Jardim Aclimação e Jardim Flamboyant. A programação pode haver alterações, caso haja incidência de chuva”, explicou.
O Secretário orientou que a população deixe as portas e as janelas abertas na hora em que o carro fumacê estiver passando pela rua. “É fundamental que cada pessoa faça a sua parte, eliminando possíveis focos de mosquito em suas residências, já que o inseticida liberado pelo fumacê atinge o mosquito na sua fase adulta. Também pedimos que as pessoas não fiquem próximas ao carro fumacê; que cubram as gaiolas de pássaros, aquários e viveiros; que retirem roupas que estiverem em varais e, logo após a aplicação do fumacê troquem a água e os alimentos dos animais domésticos”, finalizou.