Passos confirma 4ª morte por dengue e registros chegam a 7.125
Notícias do dia - 29 de Março de 2023, Quarta-Feira
Novas mortes em decorrência da dengue foram confirmadas em Passos e em Lavras, nesta terça-feira. As confirmações dos novos óbitos pela doença foram feitas pelas prefeituras. Em Passos, com a nova morte, a cidade chegou ao 4º óbito por conta da dengue. De acordo com a prefeitura, a vítima do novo óbito foi um homem de 59 anos que possuía comorbidades. Foram coletados materiais e enviados à Fundação Ezequiel Dias (Funed).
Passos, com 7.125 notificações da doença, é o segundo município no estado do estado com mais ocorrências, atrás de Montes Claros (17.020). Na região, também foram confirmadas mortes em decorrência da dengue em Capitólio (1) e São Sebastião do Paraíso (1). Boletim epidemiológico divulgado pela SES nesta terça-feira mostra que o número de casos prováveis de chikungunya na região também aumentou na última semana, de 15 para 23, e o de zika vírus permaneceu em três ocorrências no período.
Com duas mortes em decorrência da dengue confirmadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), Passos é o segundo município de Minas com mais óbitos pela doença em 2023, atrás de Uberlândia (três). Na cidade, há outro óbito em investigação e, nesta terça-feira, foi registrada uma morte com suspeita da doença.
Em menos de três meses, o número de casos prováveis de dengue já superou todas as ocorrências da doença registradas em 2022 na região. Nas 27 cidades que integram a Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS-Passos), já são 12.959 notificações de dengue e quatro óbitos em decorrência da doença. O número de mortes é quase um terço das 15 confirmados no Estado até segunda-feira, 27.
Na última semana, os casos prováveis tiveram aumento de 28% e passaram de 10.123 para quase 13 mil na região. Passos, com 7.125 notificações da doença, é o segundo município no estado do estado com mais ocorrências, atrás de Montes Claros (17.020). Na região, também foram confirmadas mortes em decorrência da dengue em Capitólio (1) e São Sebastião do Paraíso (1).
Boletim epidemiológico divulgado pela SES nesta terça-feira mostra que o número de casos prováveis de chikungunya na região também aumentou na última semana, de 15 para 23, e o de zika vírus permaneceu em três ocorrências no período.
Piumhi, com 17 casos prováveis de chikungunya, é o município com maior número, seguido por Pimenta (3), Delfinópolis (1), Passos (1) e Pratápolis (1). Piumhi é a única cidade da região com registro de zika vírus.
MINAS
Minas atingiu, na última segunda-feira, 131.032 casos prováveis de dengue (casos notificados exceto os descartados). Segundo a SES, 46.619 casos e 15 óbitos foram confirmados. No estado, outras 64 mortes estão em investigação.
Em relação à febre chikungunya, foram registrados 36.011 casos prováveis da doença, sendo 10.895 confirmados. Até o momento, foram confirmados quatro óbitos por chikungunya em Minas Gerais e 14 estão em investigação.
Quanto ao vírus zika, até o momento foram registrados 164 casos prováveis. Há dez casos confirmados para a doença e não há óbitos.