Passense será ordenado padre rogacionista neste domingo

Ritos religiosos acontecem na matriz de Nossa Senhora de Fátima, no bairro onde ele nasceu

Passense será ordenado padre rogacionista neste domingo
Silas será o quarto diácono passense a ser ordenado padre como rogacionista Coração de Jesus (Divulgação AP)

A Congregação Rogacionista Coração de Jesus (RCJ) conquista neste domingo, dia 11, o seu quarto padre nascido no município, com a ordenação de Silas de Oliveira, de 34 anos. Os ritos religiosos acontecem às 9h na igreja matriz de Nossa Senhora de Fátima, e serão presididos por dom Ângelo Ademir Mezzari, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.

Além da presença de padres, religiosos e religiosas vindos de diferentes lugares, confirmou presença o Superior Provincial dos Rogacionistas, Padre Geraldo Tadeu Furtado. O também passense e diretor do Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos, Adriano Mateus Mendonça Theodózio, é outra autoridade da congregação que vai concelebrar a cerimônia.

Os outros dois passenses que professaram o ofício eclesiástico do diaconato e presbiterado como rogacionistas são: Mário Alves Bandeira e Gilson Luiz Maia.

 

FORMAÇÃO RELIGIOSA

Silas de Oliveira é filho do casal Antônio e Carmen, caçula dos irmãos Sidnei, Sheila e Keila. Cresceu no bairro Coimbras onde desde pequeno envolveu-se nas atividades de sua antiga paróquia Nossa Senhora da Penha. Após a divisão territorial, permaneceu na nova paróquia Nossa Senhora de Fátima, onde, além das atividades pastorais, colaborou na secretaria paroquial, deixando-a para iniciar os estudos no seminário.

Formou-se em licenciatura em filosofia, bacharelado em teologia e pós graduou-se em teologia. Todo seu itinerário contou com um período vivido na Diocese de Guaxupé e, depois, inteirando-se da vida consagrada e do ideal de vivência proposto por Santo Aníbal Maria di Frância, ingressou na congregação dos RCJ.

Sua experiência vocacional ocorreu nas cidades de Guaxupé, Pouso Alegre, Passos, em Minas Gerais; Vitorino Freire (MA), Brasília (DF), São Paulo, capital e Bauru (SP). Voltou a Passos ano passado, realizou em janeiro de 2022 os seus votos perpétuos, e no mês de maio foi ordenado diácono.

Todo o período celebrativo sacerdotal teve início na última quinta-feira, dia 8, com Adoração Vocacional e santa missa no Santuário Santo Aníbal. Neste sábado missionário, estão a realizar visitas e celebrações no território paroquial de Nossa Senhora de Fátima onde acontecerá a ordenação, e às 9h, celebra a primeira missa como padre. Outras celebrações já estão previstas para o dia 12, às 7h, no Carmelo São José, e às 18h30 no Santuário Santo Aníbal Maria.