Passense será ordenado padre rogacionista neste domingo
Ritos religiosos acontecem na matriz de Nossa Senhora de Fátima, no bairro onde ele nasceu
A Congregação Rogacionista Coração de Jesus (RCJ) conquista neste domingo, dia 11, o seu quarto padre nascido no município, com a ordenação de Silas de Oliveira, de 34 anos. Os ritos religiosos acontecem às 9h na igreja matriz de Nossa Senhora de Fátima, e serão presididos por dom Ângelo Ademir Mezzari, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.
Além da presença de padres, religiosos e religiosas vindos de diferentes lugares, confirmou presença o Superior Provincial dos Rogacionistas, Padre Geraldo Tadeu Furtado. O também passense e diretor do Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos, Adriano Mateus Mendonça Theodózio, é outra autoridade da congregação que vai concelebrar a cerimônia.
Os outros dois passenses que professaram o ofício eclesiástico do diaconato e presbiterado como rogacionistas são: Mário Alves Bandeira e Gilson Luiz Maia.
FORMAÇÃO RELIGIOSA
Silas de Oliveira é filho do casal Antônio e Carmen, caçula dos irmãos Sidnei, Sheila e Keila. Cresceu no bairro Coimbras onde desde pequeno envolveu-se nas atividades de sua antiga paróquia Nossa Senhora da Penha. Após a divisão territorial, permaneceu na nova paróquia Nossa Senhora de Fátima, onde, além das atividades pastorais, colaborou na secretaria paroquial, deixando-a para iniciar os estudos no seminário.
Formou-se em licenciatura em filosofia, bacharelado em teologia e pós graduou-se em teologia. Todo seu itinerário contou com um período vivido na Diocese de Guaxupé e, depois, inteirando-se da vida consagrada e do ideal de vivência proposto por Santo Aníbal Maria di Frância, ingressou na congregação dos RCJ.
Sua experiência vocacional ocorreu nas cidades de Guaxupé, Pouso Alegre, Passos, em Minas Gerais; Vitorino Freire (MA), Brasília (DF), São Paulo, capital e Bauru (SP). Voltou a Passos ano passado, realizou em janeiro de 2022 os seus votos perpétuos, e no mês de maio foi ordenado diácono.
Todo o período celebrativo sacerdotal teve início na última quinta-feira, dia 8, com Adoração Vocacional e santa missa no Santuário Santo Aníbal. Neste sábado missionário, estão a realizar visitas e celebrações no território paroquial de Nossa Senhora de Fátima onde acontecerá a ordenação, e às 9h, celebra a primeira missa como padre. Outras celebrações já estão previstas para o dia 12, às 7h, no Carmelo São José, e às 18h30 no Santuário Santo Aníbal Maria.