Passense assume diretoria de esporte na Barra

Primeiro trabalho na agenda é a recuperação das instalações na cidade

Passense assume diretoria de esporte na Barra
Érick Machado diz que vai precisar de tempo para conseguir seus projetos em prática (Divulgação)

O professor de Educação Física, ex-jogador de futsal e futebol amador passense, Érick de Paula Machado, o Maguila, é o novo Diretor Municipal de Esporte de São José da Barra. O convite foi do prefeito Marcelinho Silva, eleito em 2024, e substituiu Fernando Cândido, que deixou a função dia 31 de dezembro.

Após 12 dias de trabalho, o servidor público revelou que encontrou a maioria das instalações esportivas em completo abandono e prevê um bom tempo para deixá-las nas mínimas condições de uso. Para atender aos desportistas barrenses, desde as categorias de base até master, incluindo atenção à população em geral no que diz respeito a eventos como lazer - recreação, brincadeiras, diversão - Érick diz ter uma série de projetos para colocá-los em prática.

“O objetivo é promover torneios municipais em todas as modalidades esportivas, montar equipes de competição permanentes para representar a cidade, criação de grupos de caminhada e exercícios físicos para as pessoas da terceira idade e construir coberturas no estádio municipal e dos bairros rurais. Tudo isso com o apoio do Secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Miguel Júnior”, afirmou Érick, bacharelado e diplomado em licenciatura pela Unip de Ribeirão Preto e Unifran de Franca, ambas cidades no interior paulista.

Sobre o ginásio poliesportivo Lázaro do Reis, que passou por reforma e reinaugurado em novembro passado, o diretor disse que até hoje a empresa contratada para executar os trabalhos ainda mantém funcionários no local. “Foram detectadas infiltrações e outras falhas na área da construção civil. Mesmo assim, vou alterar a forma de uso dele por parte da população, principalmente horários, para que todas as modalidades possam ter o mesmo tempo de treinamento”, explicou.

Outros obstáculos encontrados por Érick na sua área de atuação são as praças esportivas que foram desleixadas pela administração anterior. Além do ginásio e o Estádio Dona Belinha no perímetro urbano, há outras nas comunidades de Nossa Senhora de Fátima, o Can-Can, Furnas, Cachoeira da Laje e Bom Jesus dos Campos. “Todas estão, por exemplo, com a vegetação alta, alambrados parcialmente destruídos e vestiários depredados em razão dos atos de vândalos. No primeiro momento é ter paciência e aos poucos, deixando tudo em perfeitas condições de uso”, frisou o diretor que reside há anos na antiga vila residencial da Usina Hidrelétrica de Furnas.