Padre rogacionista Luizinho deixa Passos depois de 18 anos no Educandário
Pe. Luiz Caetano de Castro vai assumir paróquia em Brasília, substituindo o passense pe. Mario Alves Bandeira
Depois de 18 anos exercendo diversas funções no Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos, a primeira casa dos padres da Congregação Rogacionista no Brasil, Luiz Caetano de Castro, o padre Luizinho, será transferido para uma paróquia do Guará, uma das cidades satélites de Brasília, no Distrito Federal, distante 11k do Plano Piloto e uma população superior a 25 mil habitantes. Como o anúncio oficial ocorreu na noite desta quinta-feira, dia 12, a reportagem não conseguiu falar com o sacerdote, que também ocupa o ofício de capelão da Santa Casa de Misericórdia.
Em um breve clipe gravado e postado nas redes sociais (clique aqui para ver) na noite desta quinta-feira, Luizinho revelou alguns detalhes sobre sua saída de Passos. “Quero agradecer, primeiro a Deus, e também aos meus amigos. Para não gerar especulações e conteúdo de todos que me conhecem, incluindo a minha comunidade religiosa, deixo para revelar em breve, mais informações. Minha vinda para a cidade, hoje é como uma árvore na qual suas raízes vão crescendo e se aprofundando cada vez mais. E não é fácil arrancá-las definitivamente”, comparou.
“Estou um tanto quanto temeroso e inseguro quanto à frente ao futuro, ao que nos espera e reserva. Eu fui formado para encarar os desafios, mas me preocupo com o meu irmão, José Carlos, que é incapaz de viver sozinho e cuido dele há muitos anos. Ele vai comigo e tenho fé que continuará dando tudo certo. Também sou grato a meus familiares, minha congregação cristã, fieis do Santuário Anibal de Frância, o superintendente Daniel Porto e funcionários da Santa Casa. Peço que rezem por mim e fiquem todos com Deus”, finalizou.
Natural de Córrego Fundo (MG), próximo ao município de Formiga, atualmente, padre Luizinho, como é carinhosamente chamado, ocupa a função de diretor da comunidade Rogacionista e do Educandário. Demais atribuições a outros quatro padres que residem na casa são: Reitor do Santuário Aníbal Maria de Francia, Silas de Oliveira; vice, Danilo Bártholo; confessores, Valdecir Martins e José Osmar Rosa.
A data da missa solene de despedida de Passos ainda não foi revelada e nem os outros quatro padres do Educandário sabem.
O anúncio da ida do sacerdote Luizinho para o Distrito Federal foi revelado pelo superior provincial da congregação no Brasil, com sede em São Paulo (SP), Geraldo Tadeu Furtado, natural de Alfenas (MG). Também não foi divulgado o nome do padre que irá substituir Luizinho.
A igreja matriz do Divino Espírito Santo foi instituída em 25 de março de 1973 e inaugurada dia 12 de julho de 1987 (Divulgação)
PASSENSE
A paróquia designada pelo superior provincial ao padre Luizinho é a do Divino Espírito Santo. Por coincidência, ele vai assumir a função no lugar do passense Mário Alves Bandeira, de 64 anos, que já trabalhou no Educandário em dois períodos: de 1990/1997, 2007/2011 e é pároco no Gama desde 11 de março de 2012.
Bandeira foi ordenado em 1º de Julho de 1989 na sua cidade natal. Nesta época, era diácono em Brasília e ainda exerceu o sacerdócio na capital federal por seis meses. Antes de voltar a Passos pela segunda vez, foi padre em São Paulo de 1998 a 2006.